Notícias

07.08.2015
Tempo de leitura: 3 minutos

Programação para conscientizar

Confira no vídeo e no texto a história da EMEF Innovation, grupo ganhador da divisão regional de São Paulo no Technovation Challenge.

Quando o Technovation Challenge, maior competição internacional de empreendedorismo e tecnologia para meninas, chegou ao colégio EMEF José de Alcântara, onde a Joyce da Silva Santana, Vitória Candido dos Santos, Liliane Maria Fernandes de Oliveira Souza, Mirian Gomes e Brenda Paixão Guimarães estudavam, causou grande impacto, pois essas jovens viram nessa competição a possível chance de solucionarem um problema da comunidade que vivem, ainda que não conhecessem nada de programação.

Diariamente no caminho da escola, elas se deparavam com o descaso do lixo e sua disposição pelas calçadas, pois a coleta seletiva, que atendia prontamente a área nobre do bairro Real Parque, falhava na comunidade espremida por prédios de alto padrão. Esse problema local refletia uma questão de falta de apropriação. Os moradores da rua em que o lixo ficava espalhado, sentiam-se lesados com a falta da coleta de lixo então não cuidavam do espaço e nem reivindicavam seus direitos.

A escola notou o interesse das alunas na competição e que também estavam inseguras em participar desafio, então a coordenadora de operações Nathalia Goes passou a ajudar o grupo. Ela começou seu trabalho de orientação e acompanhamento, incentivando as meninas do EMEF Innovation a encararem esse desafio. Depois de um Hackday e apoio tanto de Nathalia, quanto da mentora Marina Neumann, as jovens encontraram no incômodo com o lixo de sua comunidade a força para o desenvolvimento de um aplicativo consciente. Cinco garotas que nunca haviam programado criaram o app Fazer a Diferença, onde o usuário pode saber detalhes sobre a coleta de lixo de seu bairro bem como formas de reciclar e reutilizar dejetos.

A recompensa de tanto esforço e de crescimento pessoal aconteceu na Final Regional de São Paulo, em abril desse ano. 21 colégios estaduais e particulares disputavam três vagas na semifinal, uma delas sendo para o Ensino Fundamental II, onde EMEF Innovation competia. A equipe vibrou com o primeiro lugar em sua divisão e, mesmo não conseguindo ir para a final em São Francisco, a vitória de ter seu aplicativo reconhecido já valeu a pena. “É incrível quando as meninas percebem que podem fazer coisas grandiosas! O Technovation Challenge quebra a barreira entre garotas e tecnologia, e elas podem seguir derrubando estereótipos”, diz Nathalia.

Você pode conhecer um pouco mais da história desse grupo de meninas no vídeo acima. E se você é aluna ou tem interesse em participar como mentor ou embaixador, as pré-inscrições do Technovation Challenge 2016 já estão abertas!

E só entrar no site e se inscrever:
http://www.technovationchallenge.org/brasil/

Assistir Vídeo

Outras Notícias

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem