Renovar as ideias, atualizar-se sobre as tendências, fazer networking, falar de pensamento computacional: estas são apenas algumas das vantagens de participar de eventos educacionais pelos quatro cantos do Brasil!
É por isso que, durante os meses de setembro e outubro, o Programaê! esteve presente em vários eventos compartilhando todo o nosso conhecimento sobre pensamento computacional e cultura digital. Afinal, não podemos perder a oportunidade de trocar experiências com cada vez mais educadores!
Conheça abaixo um pouco do que rolou nos últimos dias!
VII Simpósio de Educação e Tecnologia – 17 e 18 de outubro
O VII Simpósio de Educação e Tecnologia foi realizado no Instituto Educacional Emmanuel, em Goiânia, e contou com a presença de professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino.
Durante o evento, a professora Mônica Mandaji (Programaê!) realizou uma palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular para uma plateia de 200 participantes – que puderam saber mais sobre como competências do século XXI, como a cultura digital, podem (e devem!) ser integradas ao currículo escolar.
1ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC) – 26, 27 e 28 de setembro
A Primeira Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa aconteceu em Curitiba e contou com a presença de gestores, educadores, pesquisadores, empreendedores e desenvolvedores interessados na adoção da aprendizagem criativa em escolas e espaços de educação não formal de todo o Brasil – e a gente foi lá falar de pensamento computacional e muito mais!
Dentro da programação do evento, aconteceu também o 2º Festival de Invenção e Criatividade – FIC Maker e o 3º Encontro de Tecnologias Educacionais.
Durante a nossa participação, aplicamos uma de nossas oficinas desplugadas e mostramos que, para levar um pouquinho de pensamento computacional para os estudantes, não é preciso nenhum computador!