Notícias

09.02.2018
Tempo de leitura: 3 minutos

PROGRAMAR NA ESCOLA E OS SEUS DESAFIOS

Quantas coisas podem ser transformadas quando o pensamento computacional ganha espaço em uma escola?

Quantas coisas podem ser transformadas quando o pensamento computacional ganha espaço em uma escola e os alunos aprendem a programar?

Nós, do Programaê!, adoramos dividir histórias que inspiram e mostram para todo mundo como é possível levar a tecnologia para dentro da Educação. E é por isso que, hoje, vamos contar a história da Cristiana Mattos Assumpção, de 54 anos – que como educadora entende a importância da programação para o futuro.

“Temos visto nas pesquisas e nos congressos dos quais participamos que, hoje, a programação é considerada uma alfabetização necessária para preparar os nossos alunos para este mundo tecnológico.”

Ela conta que começou a ter contato com a rede de mobilização do projeto quando trabalhava como coordenadora no Colégio Bandeirantes, tradicional em São Paulo, instituição que teve o currículo STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts&Design, Math) selecionado para discutir o movimento Maker nas escolas junto conosco graças a iniciativa Makers Educa.

De lá para cá, o nosso relacionamento ficou mais próximo, mas repleto de desafios para levar a lógica computacional para os estudantes. “O desafio foi descobrir um formato significativo que não colocasse a programação como um fim em si, mas como um meio para resolver alguma demanda ou problema. Trabalhamos em parceria com professores de várias matérias para conseguir implementar um projeto sólido que não tomasse muito tempo de cada um, assim todos poderiam participar sem onerar os outros conteúdos”, contou Cristiana.

Ela nos explicou também que capacitar os professores foi mais um dos desafios encontrados na hora de colocar a programação da porta para dentro.

“Não faz parte do repertório deles, que tiveram que fazer aulas básicas de Scratch para conseguirem participar do projeto. Além disso, alguém da equipe de tecnologia sempre estava junto para ajudar na hora da aula.”

Apesar dos percalços, é como a gente sempre diz: incluir a lógica da programação no currículo escolar vale muito a pena e melhora habilidades dos estudantes como a concentração, o trabalho em equipe e a capacidade de resolução de problemas.

“Uma estratégia interessante que usamos foi a de promover oficinas conduzidas e organizadas pelos próprios alunos. À medida que eles viram que muitos grupos queriam usar programação, um grupo mais adiantado ajudou os professores a atenderem estes colegas. Não só fizeram a oficina como depois foram mentores dos grupos ao longo do projeto. Foi uma estratégia bastante empoderadora e aliviou os professores que não tinham intimidade com programação. Este tipo de parceria é um ótimo caminho para inserir programação no currículo.”

Para quem ainda não começou a trabalhar os códigos na escola, a educadora dá uma dica final: O material disponível ajuda a complementar atividades feitas em sala de aula, e dá espaço para quem tem interesse em saber mais ter onde explorar com mais profundidade e de acordo com o seu gosto. Os planos de aula também dão um norte para o professor que está começando”.

 Dá ou não dá vontade de começar a mergulhar na programação?

Se você é professor e quer fazer como a Cristiana, é fácil. Acesse a nossa página exclusiva para educadores e confira como podemos te ajudar com nossos planos de aula: www.programae.org.br/professor


Outras Notícias

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula