Capacitar e integrar voluntários da Cáritas Diocesana de Campo Limpo foi o objetivo do Projeto Agnes, de autoria do voluntário José Carlos Guimarães.

Saiba mais sobre o Projeto Agnes!

Capacitar e integrar os voluntários da Cáritas Diocesana de Campo Limpo – Unidade de Santa Suzana – foi o objetivo do Projeto Agnes, de autoria do voluntário José Carlos Guimarães, um dos nove vencedores da quarta edição do Concurso de Projetos, promovido pelo Programa Voluntários Telefônica em 2008.
A capacitação dos 80 voluntários da unidade teve duração de seis meses, visando ampliar o conhecimento e a reflexão sobre o papel de cada um no Terceiro Setor, além de transmitindo conhecimentos técnicos sobre o tema de voluntariado, utilizados no dia-a-dia. Os trabalhos de qualificação de todas as turmas foram concluídos em 12 de maio, mas o objetivo do projeto é que esta capacitação seja contínua com a atuação dos multiplicadores. “O primeiro passo foi dado e esperamos que este processo seja a semente de criação do Centro de Capacitação Madre Tereza de Calcutá, que poderá levar a outras unidades as práticas desenvolvidas entre os voluntários na Cáritas Santa Suzana”, explica Guimarães.
O autor do projeto é voluntário nesta instituição há um ano, atuando na área de gestão da organização, e se orgulha por ter contribuído de forma tão significativa por meio desta qualificação dos demais voluntários. “Esperamos com isso aumentar a motivação destas pessoas e favorecer sua permanência na instituição, obtendo uma conseqüente melhora na qualidade dos serviços prestados às 300 pessoas atendidas, entre crianças, jovens e adultos”, diz.

Por Lucy De Miguel  | Vetor Comunicação

Projeto Agnes é concluído com sucesso na capacitação de voluntários