Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

01.12.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

Projeto “Memória em Cada Ponto” aproxima família e rede socioeducativa com oficinas de crochê e bordados

Crédito: Danilo Mekari
Por Danilo Mekari, do Portal Aprendiz, com Cidade Escola Aprendiz
Uma mesa com agulhas de crochê, carreteis de linhas coloridas, tesouras e arames foi suficiente para se estabelecer um espaço onde histórias, experiências e conhecimentos foram compartilhados entre famílias e estudantes da EMEI Antônio Figueiredo Amaral, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo.

Após a aula, no momento em que pais e mães foram buscar seus filhos na porta da escola, foram também convidados a participar da segunda edição do Memória em Cada Ponto, encontro realizado pelo Programa Cidades Educadoras, da Associação Cidade Escola Aprendiz, que promove a integração da família com a rede socioeducativa.

 

Crédito: Danilo Mekari

Para a maioria das crianças, aquele era o primeiro contato com bordados e tecelagem. Eles não se intimidaram e, pelo contrário, rapidamente estavam tecendo, sempre acompanhado de seus pais. Puderam criar pompons coloridos, brincar com os fios e leva-los para casa.

Grande parte dos adultos também aprendeu a tecer durante o encontro, mas muitos outros já carregavam essa técnica há tempos. “Minha mãe me ensinou quando eu era criança. Era assim que a gente fazia nossas roupas na Bolívia. Agora estou repassando esse ensinamento para o meu filho. Muito bom os pais estarem participando desse momento”, afirmou Noemi, mãe de Miguel Ángel.

 

Crédito: Danilo Mekari

Enquanto faziam crochês nos corações alvirrubros com destreza, Noemi conversava com sua compatriota Vivian, que também costura desde pequena. “Aprendi com a minha mãe. Isso não se esquece nunca”, apontou a mãe de Kawan, que se divertia girando pompons. “Sempre gosto de participar das atividades da escola. Estou organizando uma barraca típica boliviana na festa junina da escola da minha outra filha. Vai ter até dança tradicional da Bolívia”, contou, animada.

João Victor tem apenas quatro anos, mas já se orgulhava de seu bordado. Dedicou-o à mãe, Vitória, que também estudou ali quando criança. “Não fazia ideia que bordar era tão gostoso. É importante a escola unir cada vez mais pais, professores e alunos, já que muitas vezes a rotina corrida não permite o nosso encontro”, observou orgulhosa.

O evento contou com a participação dos coletivos Base Warmis13pompons e meiofio, que ajudaram a envolver crianças e adultos na produção de corações bordados que, depois, decoraram uma das árvores do pátio da escola.


Outras Notícias

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

07/07/2025

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

Pesquisa revela que 8 em cada 10 estudantes que abandonaram o Ensino Médio voltariam à escola para cursar o ensino técnico

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

03/07/2025

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

O uso estratégico de tecnologias digitais na administração educacional fortalece o planejamento, aprimora processos e apoia a atuação de gestores nas redes públicas de ensino

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos