Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

02.12.2016
Tempo de leitura: 2 minutos

Relato de atividade realizada com alunos do 4º ano sobre o tema: Trabalho Infantil

Brincar, estudar, viver… Trabalhar só quando crescer.

 

Olá, meu nome é Claudia, sou coordenadora pedagógica numa escola municipal e durante o curso trabalhei com o mesmo projeto sob duas perspectivas e em parceria com professores do 4º e 5º anos do ensino fundamental.

O trabalhado realizado com o 4º ano foi referente ao material: Brincar, estudar, viver… Trabalhar só quando crescer.

Antes de utilizar o material propriamente dito, trabalhamos com alguns materiais para produção de texto, referentes à vida da criança. O primeiro foi: “O que é ser criança”, trabalhamos com a leitura das imagens e em seguida fizemos um comentário sobre a mesma. Também trabalhei com o texto de “Direitos e deveres da criança” onde foi bastante questionado a questão dos direitos e da relação: trabalhos realizados em parceria com a família (obrigações domésticas e ajuda na organização de espaços) X trabalho como obrigação e responsabilidade só das crianças. Neste momento deixamos que falassem de toda a realidade em que viviam e apresentassem o seu conhecimento prévio sobre o assunto. Após este debate, eles conseguiram esclarecer várias dúvidas.

Posteriormente, trabalhamos com a música de Toquinho e Elifas Andreato “É bom ser criança” e os textos: “Crianças de outros tempos e lugares,” “ouvindo histórias de outras épocas” e alguns trechos do ECA. A partir de inúmeras discussões e registros questionamos: “Para você, o que é ser uma criança brasileira?” As respostas foram representadas através de desenhos e escrita.

Finalizamos o trabalho com o material “Brincar, estudar, viver… trabalhar só quando crescer.” E com um trecho retirado do livro do jornalista Gilberto Dimenstein “O cidadão de papel” (1994). As produções referentes a esta turma foram: desenho e pintura e produções textuais. Adorei trabalhar com o tema!


Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades