Notícias

19.12.2012
Tempo de leitura: 2 minutos

Retrato do comportamento de crianças e adolescentes diante das telas

A pesquisa Gerações Interativas Brasil apresenta dados sobre como crianças e adolescentes se relacionam com as telas – smartphones, tablets, TVs e computadores.

Retrato do comportamento de crianças e adolescentes diante das telas

A pesquisa Gerações Interativas Brasil, que lançamos em novembro de 2012, apresenta dados que refletem a forma como crianças e adolescentes que frequentam escolas de todo o país se relacionam com as telas – smartphones, tablets, TVs e computadores.
As particularidades são notadas já pela forte participação de estudantes da rede pública: entre as crianças respondentes, 85% são de escolas públicas urbanas e rurais; entre os adolescentes, 82%.
Veja outros pontos de destaque levantados pelo estudo, que foi tema de debate no Auditório do Masp,  em São Paulo, no final de novembro:
Computador
– 60% dos adolescentes e 51% das crianças têm computador em casa.

– No meio rural, o computador costuma ficar em locais comuns, ao passo que no meio urbano, geralmente, fica no quarto.

Internet

– Dos entrevistados que não têm computador, 75,3% dos adolescentes navegam na Internet mesmo assim, enquanto 47,4% das crianças agem da mesma forma.

– A região mais conectada à Internet é a Sudeste, enquanto a menos é a Norte. O Nordeste se destaca como a região de maior índice de acesso via lan houses.

Celular

– 66,9% das crianças entre seis e nove anos utilizam o celular para jogar, enquanto 23,4% mandam SMS e 11,1% navegam na Internet.

– 66,6% dos adolescentes usam o celular para ouvir música, 57,2% utilizam como despertador e 49,2% para jogar.

Videogame

– Os meninos jogam mais que as meninas: 70,8% a 60,5%, entre as crianças; 74,1% a 54,5% entre os adolescentes.

– Um dado preocupante é que 69,8% dos adolescentes compram jogos piratas.

Televisão

– Apenas 5,5% das crianças e 3,7% dos adolescentes não têm aparelho de TV em casa.

– 70,5% dos adolescentes comem assistindo TV e 33,9% das crianças têm TV no quarto.
Há muitos outros dados interessantes. Acesse a pesquisa completa e confira!
Sobre o estudo
Realizado pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o Fórum Gerações Interativas, Ibope e Escola do Futuro (USP), o estudo entrevistou 18 mil crianças e jovens com idades entre seis e 18 anos, dos ensinos público e particular, nas zonas urbana e rural das cinco regiões do país.
Segundo Antônio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefônica no Brasil, além de ser um instrumento de atualização, a pesquisa cumpre o papel de fornecer subsídios para o desenvolvimento de ações ligadas à inovação educativa.


Outras Notícias

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem