Confira as matérias mais lidas sobre Empreendedorismo Social no site da Fundação Telefônica Vivo.
A vontade de mudar o mundo move cada vez mais pessoas que sonham em ser empreendedoras. E quando se trata de unir propósito com empreendedorismo os jovens saem na frente.
Segundo a pesquisa Juventude Conectada 2018, feita pela Fundação Telefônica Vivo em conjunto com IBOPE Inteligência e Rede Conhecimento, mais de 50% dos jovens associam negócios de impacto com um trabalho que traga benefícios pessoais e para a sociedade. A maioria ainda acredita que é empreender é uma questão de atitude, que vai além de ter o próprio negócio.
Essas e outras percepções foram levantadas pela publicação, que ouviu 400 jovens entre 15 e 29 anos, de todas as classes sociais e regiões do país, além de empreendedores e especialistas da área.
O ano também foi de estreia para novos projetos. Em setembro, foi ao ar o primeiro episódio do Pense Grande.Doc, fruto de uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura. A iniciativa traz 26 histórias empreendedoras de sucesso e destaca o protagonismo jovem à frente e por trás das câmeras.
Já em outubro, foram lançados três podcasts voltados para jovens empreendedores. O Pense Grande Podcast trouxe desabafos, dicas e troca de experiências de quem já iniciou nesse universo e inspira outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.
Além do sucesso de mais uma edição do Pense Grande Incubação, em 2018, 2.000 jovens também foram formados pela metodologia do Pense Grande em ETECs e Fatecs do Estado de São Paulo. As melhores iniciativas foram selecionadas, entre 130 projetos, para a disputa do 1º lugar no Demoday, evento que encerrou as formações em grande estilo.
E para completar as boas lembranças, listamos as matérias sobre empreendedorismo social que se destacaram no site da Fundação Telefônica Vivo e no do Pense Grande em 2018. São trajetórias e projetos que fazem a diferença. Relembre essas iniciativas poderosas!
Aplicativo quer facilitar processo de adoção de crianças e adolescentes
O Brasil tem mais de oito mil crianças e adolescentes na fila da adoção, segundo dados do Cadastro Nacional da Adoção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e 43 mil possíveis adotantes cadastrados. A divergência entre expectativa e realidade é um dos motivos que ajudam a explicar a demora na formação de novas famílias. Apostando em mudar este cenário, o analista de sistemas Nilson Queiroz, idealizou uma espécie de “aplicativo de relacionamento da adoção”, que une possíveis adotantes às crianças que buscam uma família.
Feira Preta: 17 anos olhando para o afroempreendedorismo
Adriana Barbosa começou a empreender diante de uma situação de desemprego. A experiência a fez observar que apesar de negros produzirem e consumirem, muitas vezes não eram eles quem obtinham os recursos. Há 17 anos à frente da Feira Preta, ela fala sobre afroempreendedorismo e conta como a iniciativa se tornou um espaço para empreendedores e artistas negros, abrigando o debate sobre oportunidades e racismo.
Mãe e filha criam dispositivo que alerta sobre ataques epilépticos
Mais de 50 milhões de pessoas no mundo, das quais cerca de três milhões só no Brasil, têm epilepsia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença inibe atividades importantes, como dirigir ou nadar. Mas uma dupla brasileira, reconhecida pelo prêmio Cartier Women’s Initiative Awards, está empenhada a mudar isso. A física Hilda Cerdeira, 75, e a engenheira Paula Gomez, 45, mãe e filha, desenvolveram um dispositivo que alerta pacientes e responsáveis sobre um ataque epiléptico com até 25 minutos de antecedência.
Taxista cria bibliotáxi para doar livros e fidelizar clientes
Taxista, surfista, catador de lixo de praia, inventor de brinquedos recicláveis, artista plástico, professor voluntário de sustentabilidade, escultor de areia, ativista da leitura e da cultura. Tudo o que faz o cearense Francisco Carlos da Silva, 57, não cabe num texto. Figurinha conhecida em Fortaleza, ele chama a atenção por um projeto para lá de criativo: o bibliotáxi. No porta-malas de seu táxi, Carlos “Careca”, como é conhecido, tem mais de 100 títulos de livros, de ficção a biografias e livros infantis.
Jovens do Pense Grande falam sobre empreendedorismo e propósito
Empreender como propósito de vida é um dos temas que mais aparecem na fala dos jovens quando se trata de ter o próprio negócio. A pesquisa Juventude Conectada 2018 trouxe alguns pontos de vista de jovens que se consideram empreendedores. Dos 400 entrevistados, 61% definiram que empreender é ter um propósito. Outros 55% disseram que é conseguir colocar em práticas seus sonhos. Confira mais percepções e conheça a visão dos jovens brasileiros.