Notícias

30.12.2014
Tempo de leitura: 2 minutos

Retrospectiva: Especial RIA e Juventude Conectada

Realizado pela Fundação entre os dias 27 e 28 de agosto, não poderia faltar na retrospectiva do ano o RIA Festival nasceu da nossa vontade de promover debates sobre cultura digital. Com mais de 600 participantes presenciais e mais de 22 mil acompanhantes por streaming, a abertura do evento, feita pela presidente da FTV, Gabriela Bighetti, apresentou o resultado da pesquisa Juventude Conectada – desenvolvida para entender o comportamento do jovem brasileiro na era digital, com base em 4 eixos principais: empreendedorismo, ativismo, educação e comportamento.
Os resultados apontados pela análise surpreenderam. Os dados indicam, por exemplo, que o celular é principal meio de acesso para 71% dos jovens, e, para 53% dos entrevistados, a internet melhora o relacionamento entre alunos e professores.
O estudo Juventude Conectada é o ponto de partida para as novas ações da FTV durante os próximos anos de atuação. Gabriela ainda afirmou que “a amplitude dos métodos adotados geraram uma grande possibilidade de utilização dos dados para diversas análises.“
A apuração dos números convergiu para que a pesquisa pudesse desvendar padrões e tendências no comportamento da juventude brasileira conectada. E os resultados interessam aos jovens, aos pais, às escolas e ao estado, em resumo, a todos os responsáveis pela formação dos jovens, auxiliando-os a enfrentar os desafios e serem protagonistas do seu futuro.
O resultado completo está disponível para download. Clique aqui e confira.


Outras Notícias

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem