Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Em 2013 a Fundação Telefônica Vivo buscou encontrar novos caminhos para contribuir com a mudança social através do compartilhamento de conhecimento. Confira!

Retrospectiva Fundação Telefônica: 2013, um ano de compartilhamento

Somos movidos pela vontade de descobrir novas respostas para os desafios cada vez maiores do mundo contemporâneo. Em 2013, com esse combustível, buscamos encontrar novos caminhos para contribuir com a mudança social.
Adotando um olhar mais humano para a utilização da tecnologia, nossos projetos e ações estimularam o compartilhamento de conhecimento e a inspiração para buscarmos soluções inovadoras e novas formas de ver o mundo. Nesta primeira matéria de nossa retrospectiva, relembre alguns deles:
Campus Party
O ano não poderia ter começado melhor. Na edição realizada em São Paulo, entre 28 de janeiro e 03 de fevereiro, levamos MarcPrenskypara palestrar no painel Escolas para os séculos XXI e as tecnologias, e Fernanda Bornhausen Sá para mediar o Painel Social Good.
Criador das expressões “nativos digitais” e “imigrantes digitais”, Prenskyalertou que a educação precisa focar no verbo, não na ferramenta. “O aluno não precisa de aula sobre Power Point, e-mail ou Wikipedia. Ferramentas mudam. O que a escola deve trabalhar nele são as habilidades de apresentar, comunicar e aprender”, explicou.
No evento, também promovemos o Desafio Tecnologias que Transformam, competição que premiou as melhores ideias inscritas que usaram a tecnologia de forma inovadora para solucionar problemas nas áreas de Saúde, Educação, Geração de Renda, Invenções com Tecnologias, Gestão de Instituições e Voluntariado, entre outras.
>> Para saber um pouco mais sobre a Campus Party em São Paulo, vale rever a cobertura realizada em nossa FanPagee nosso vídeosobre o evento.
EIE no Brasil
Depois de passar por Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México, o Encontro Internacional de Educação 2012-2013 chegou ao Rio de Janeiro nos dias 2 e 3 de abril, dando sequência à discussão sobre a educação no século XXI.
Com o tema Como liderar as mudanças nos centros educativos, o evento teve a participação de nomes como Monica Franco, Claudia Costin e David Albury. Para saber como foram os debates, acesse a matéria sobre o evento.
Além das palestras, a gerente de Educação e Aprendizagem, Mila Gonçalves, lançou o ebook Educação no Século XXI – Novos Modos de Ensinar e Aprender. Você pode baixá-lo gratuitamente em nossa área de Publicações.
Campus Party Recife
Em nossa participação na edição recifense da Campus Party 2013, que aconteceu em julho, abordamos o tema Negócios Sociais. Para isso, levamos dois palestrantes especialistas no assunto: Rogério Oliveira, cofundador e diretor da Yunus Negócios Sociais Brasil e criador do Movimento Buena Onda, e Edgard Barki, professor da FGV-EAESP e coordenador do Programa de Sustentabilidade e Base da Pirâmide do Centro de Excelência em Varejo.
>> Para saber mais sobre o evento, veja nossa matéria e assista ao vídeosobre o evento!
Seminário Social Good Brasil 2013
Realizado em setembro, o evento reuniu formadores de opiniãopara discutir e compartilhar experiências com o tema Inovação Social em uma Sociedade Conectada.
Com transmissão via streaming, a programação teve a participação de Kriss Deiglmeier, diretora do Centro de Inovação Social de Stanford University, que trouxe um panorama mundial do movimento Social Good e da inovação social.
>> Para saber um pouco mais sobre o que foi discutido no evento, veja nossa conversa com a organizadora do evento, Fernanda Bornhausen Sá.
A próxima matéria especial de fim de ano falará sobre os projetos de Mobilização. Aguarde!

Retrospectiva Fundação Telefônica: 2013, um ano de compartilhamento
Retrospectiva Fundação Telefônica: 2013, um ano de compartilhamento