A Hora do Código no Brasil foi tudo de bom!

Entre os dias 4 e 10 de novembro, esse movimento criado pela Code.org incentivou professores, pais e alunos de todo o país a dedicarem uma horinha ao aprendizado de conceitos da programação. E o resultado não poderia ser outro: sucesso!

Durante essa semana especial, visitamos escolas em Salvador (BA), Mongaguá (SP) e Praia Grande (SP) e levamos nossas oficinas off-line a 600 alunos no total. Foi demais! Entre as atividades que aplicamos estão ‘Labirinto de Programação’, ‘Anda e Gira’, ‘Corrida da Reciclagem’ e o desafio de robótica. (Você pode encontrar mais sobre elas na nossa página para educadores!)

Para a professora Jaqueline Fernandes, de Mongaguá (SP), as oficinas foram de grande auxílio para a escola. “Foi um ganho muito grande ver os olhinhos dos nossos alunos brilhando, percebendo que eles podem inovar dentro da escola mesmo com poucos recursos”, afirmou. Veja o depoimento dela abaixo!

O diretor da Escola Estadual Agenor de Campos, Eder Wilson Neves, também ressaltou a importância de projetos como o Programaê! para o futuro da Educação e dos alunos. Confira:

Para a professora Élida, que leciona biologia na Escola Estadual Lions Club, na Praia Grande (SP), as oficinas feitas pelos alunos durante a Hora do Código tiveram resultados muito positivos. “A devolutiva deles foi muito válida na questão de ter práticas de atividades dentro da escola – algo muito importante no aprendizado de todos enquanto alunos-cidadãos”, afirmou.

Professora Élida

Além disso, nosso site recebeu cerca de 20 mil visitas de todo o Brasil de professores e jovens que fizeram a Hora do Código em suas próprias escolas, entre amigos ou na comunidade. Muitos deles compartilharam suas atividades com a #horadocódigo e mostraram diversão garantida! Olha só:

Agradecemos a participação de todos e esperamos que os códigos os inspirem a criar coisas cada vez mais incríveis! Se você não participou dessa corrente a tempo, não se preocupe: entre os dias 9 e 15 de dezembro, acontecerá a Hora do Código mundial! Para saber mais sobre ela, acesse o site da Code.org e aproveite a oportunidade para dar seus primeiros passos na programação.

E enquanto os próximos desafios não chegam, que tal visitar o site do Programaê! e treinar suas habilidades? Acesse: programae.org.br/horadocodigo

SAIBA COMO FOI A HORA DO CÓDIGO NO BRASIL