Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

22.12.2020
Tempo de leitura: 4 minutos

Secretarias de Educação apostam em formação continuada para disseminar a cultura digital

Educadores de 47 secretarias de educação no Brasil recebem formação através da plataforma Escolas Conectadas para adaptar metodologias e práticas pedagógicas às demandas do século XXI.

Imagem mostra senhora trabalhando em um notebook. Ao lado dela se vê uma janela com diversos vasos de flores.

Para que as boas práticas em sala de aula sejam implementadas, educadores, gestores escolares e equipes técnicas das secretarias municipais e estaduais do país precisam trabalhar juntos. As chamadas Secretarias de Educação são as responsáveis por administrar recursos, avaliar o desempenho, aplicar políticas públicas e investir na formação continuada dos educadores das redes de ensino.`


Essa articulação está prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), que regulamenta o sistema educacional como um todo, desde o ensino básico até o superior. Uma dessas diretrizes caminha no sentido de valorizar os profissionais de educação, determinando a formação continuada —gratuita e de qualidade —como um dever da União, do Estado e dos Municípios.


Entendida como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento, a formação dos professores é uma frente fundamental para construir uma educação que dialoga com as demandas do século XXI. No ano de 2020, essa necessidade se tornou ainda mais urgente, sobretudo devido à pandemia de coronavírus, que colocou o ensino remoto como uma realidade também para a Educação Básica.


O desafio de pensar em adaptações e alternativas para manter a aprendizagem, o desenvolvimento e o engajamento dos estudantes, levando em consideração as particularidades de cada região tornou-se recorrente. Para além dos recursos tecnológicos, auxiliar os educadores no domínio da cultura digital e das novas metodologias foi uma das grandes preocupações para o ano letivo.


Pensando em fortalecer e incentivar esse processo, a Fundação Telefônica Vivo apoiou 47 secretarias com a aplicação de cursos de formação continuada através da plataforma Escolas Conectadas. Os 111 cursos oferecidos são exclusivos para os parceiros e trabalham temáticas variadas, que podem ser escolhidas de acordo com o perfil de cada comunidade escolar.

A plataforma de ensino a distância Escolas Conectadas faz parte do ProFuturo, programa global da Fundação Telefônica criado em parceria com a Fundação ”la Caixa”, que tem entre suas premissas a formação continuada e a troca de conhecimento entre educadores em sintonia com as competências e habilidades necessárias para a construção de uma sociedade alinhada ao século XXI.

Caminhos para a Inovação

A ideia da parceria é ampliar as formações de acordo com os cinco eixos temáticos disponíveis na plataforma, denominados caminhos para a inovação: Tempo e Espaço; Currículo; Práticas; Relações; e Cultura Digital.

Coube às Secretarias, não apenas a escolha do curso e da tecnologia para incentivar a rede, mas também a determinação da viabilidade para aplicação da metodologia com os estudantes.

“Iniciamos a parceria com o Escolas Conectadas no fim do ano passado, devido à necessidade de formação dos professores que iriam atuar em tempo integral. Durante este ano, no entanto, priorizamos ofertar cursos que focam no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, por conta do ensino remoto”, compartilha Kerolay Batista, que faz parte da Secretaria Estadual de Minas Gerais.

A estrutura no estado já contava com um campus localizado em Belo Horizonte, que dispõe de espaço físico e recursos tecnológicos para realização de percursos formativos na modalidade presencial, semipresencial e a distância. O objetivo da chamadaEscola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores é coordenar os processos de formação e oferecer suporte logístico e operacional para a realização de cursos, seminários e outras estratégias formativas dos profissionais da educação mineiros.

“Acreditamos que oano de 2020 marca o início de uma nova dinâmica de trabalho, e que processos educativos usando a tecnologia como parceira na formação irão contribuir e potencializar cada vez mais a aprendizagem. Estar atualizado e inserido na cultura digital neste momento favorece o engajamento dos profissionais e alunos e prepara para os novos desafios que virão”, conclui Kerolay.

Imagem mostra estand virtual da Fundação Telefônica Vivo.

Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades