Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Seja para ajudar nos estudos do Enem ou para tirar dúvidas, os canais de educadores na plataforma estão em sintonia com o modelo de aprendizagem preferido pelos estudantes

O Enem 2019 já começou. As primeiras provas aconteceram na última semana e a segunda fase será realizada no dia 10 de novembro. Mas ainda dá tempo de revisar o conteúdo aprendido ao longo do ano. E para muitos estudar só pelos livros já é coisa do passado. 55% da geração Z (jovens entre os 14 e 23 anos), acreditam que assistir aos vídeos no YouTube EDU é mais eficiente para os estudos do que um livro didático.

Os dados acima foram apresentados em uma pesquisa lançada em 2018 pela Pearson Education, uma empresa internacionalmente reconhecida por atuar com educação inovadora. Atentos a esse novo contexto, alguns educadores passaram a usar a plataforma para publicar conteúdos que realmente se comunicam com a realidade de seus alunos.

Aproveitando o recurso do YouTube EDU, que reúne vídeos relacionados à educação, esses professores se adaptaram à demanda, investindo em um novo modelo de ensinar para trazer mais significado ao processo de aprendizagem. O mais interessante é que, além de se tornarem verdadeiros produtores de conteúdo, eles têm a chance de alcançar uma audiência muito maior do que os seus estudantes.

Separamos seis canais de professores no YouTube EDU que estão fazendo a diferença para os estudos de jovens brasileiros e que ainda podem servir de inspiração para qualquer interessado!

 

Biologia Total

 

Frame do canal Biologia Total

 

 

Após quase 12 anos dando aulas em escolas e uma demissão inesperada, o professor Paulo Jubilut, formado em Ciências Biológicas decidiu produzir conteúdo para a internet. Hoje, o canal Biologia Total conta com cerca de 114 milhões de visualizações e 1,7 mil inscritos. A linguagem das aulas, que tem como foco estudantes de pré-vestibular, é informal e o educador aposta no bom humor para ensinar as mais diversas áreas da Biologia. Acreditando que a tecnologia pode transformar a educação, Jubilut montou sua própria empresa, que se mantém com os pacotes do curso comercializado, e tem uma equipe que o ajuda a aprimorar cada vez mais o trabalho em seu canal.

 

Redação e Gramática Zica

 

 

 

O Redação e Gramática Zica surgiu de uma demanda dos próprios alunos da professora Pamela Brandão, conhecida na internet como Pamba. Ela dava aulas em um cursinho popular, e seus estudantes, que não tinham condições financeiras de frequentar a escola todos os dias, perguntaram se ela poderia começar a gravar as aulas. Inquieta com o pedido de seus “pupilos”, como os chama nos vídeos, Pamba improvisou um estúdio de gravação e criou um canal para disponibilizar as aulas. O resultado foi surpreendente: hoje ele conta com cerca de 700 mil seguidores. Pensando em simplificar o ensino da Língua Portuguesa, para que todos sejam capazes de entender, a educadora usa uma linguagem leve e divertida para envolver todos em suas explicações.

 

Química Em Ação

 

 

 

Em 2011, o professor Paulo Valim postou o primeiro vídeo no canal que chamaria de Química em Ação. Seu maior objetivo era unir a tecnologia e a educação em uma combinação que pudesse ajudar os jovens de todo país a criar novas oportunidades de aprender. Desde então, tornou-se um dos maiores canais de Química do país, chegando a 651 mil inscritos. Atualmente, o professor foi nomeado Embaixador do YouTube Edu no Brasil e conta com uma equipe que o ajudou a expandir o conteúdo para as outras áreas da ciência: Física, Biologia e Matemática. Além disso, o Química em Ação oferece consultoria para educadores que têm interesse em começar a ensinar online.

 

Calcule Mais

 

 

 

O jovem professor Vandeir, formado em Matemática e especialista em Engenharia, criou um canal em 2011, enquanto ainda estava na faculdade. Pensando nas pessoas que não tinham condições de pagar pelos estudos e também nos baixos índices de aprendizado em Matemática na Educação Básica, decidiu disponibilizar conteúdo gratuito para que todos tivessem a chance de aprender. Hoje, o Calcule Mais tem mais de 1200 videoaulas e exercícios resolvidos, em torno de 40 mil arquivos de provas e gabaritos de simulados e também uma plataforma chamada Resolva Mais, que funciona como um espaço de estudo multidisciplinar para o Enem.

 

Descomplica

 

Frame do Canal Descomplica

 

 

Em 2011, um grupo de vários professores criou o Descomplica, uma startup de educação online que tinha como objetivo ajudar estudantes a passar no Enem e nos principais vestibulares do país. Com o sucesso das videoaulas no canal do YouTube, a equipe e as metas cresceram. Em 2016, a startup decidiu que despertaria a vontade de estudar em todas as fases do desenvolvimento, desde a educação regular até a pós-graduação. O principal diferencial do projeto é a linguagem, o equilíbrio entre teoria e prática e as ferramentas de tecnologia para facilitar o aprendizado. Atualmente, o canal conta com 2,68 milhões de inscritos.

 

Aula De

 

Frame do Canal Aula De

 

 

O AulaDe foi criado por um grupo de professores que dava aulas em um cursinho social, com  unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul.  Em 2013, o curso foi fechado, deixando cerca de 3 mil estudantes da rede pública sem acesso ao conteúdo na véspera do Enem. Pensando em dar continuidade ao processo de aprendizagem destes alunos, os professores criaram um canal no YouTube para disponibilizar videoaulas. Ao longo do tempo, o AulaDe foi se consolidando como um projeto fixo para auxiliar pré-vestibulandos do Brasil inteiro. Todas as aulas são gratuitas e estão disponíveis para os 1,55 milhões de inscritos.

Seis canais de professores no YouTube EDU para você acompanhar
Seis canais de professores no YouTube EDU para você acompanhar