Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Hoje existem mais de 30 empresas certificadoras que emitem os selos verdes. Saiba quais são e como escolher um produto que possui selo verde!

Você sabe comprar produtos ecologicamente corretos? Conheça os diferentes tipos de selos verdes!

Ser um consumidor consciente implica em conhecer a origem do produto consumido. Hoje existem mais de 30 empresas certificadoras que emitem os selos verdes, como garantia de que não houve agressão ao meio ambiente ou de que o produto não é prejudicial à saúde. 
Em outras palavras, o selo atesta que os produtos são adequados e que apresentam menor impacto ambiental em relação a outros similares. O FSC, por exemplo, surgiu da preocupação ambiental dos consumidores, principalmente do mercado europeu, quanto à extração de madeira da Floresta Amazônica. Foi quando governos e ONGs de diversos países formularam um conjunto de normas para regular o comércio de produtos provenientes de florestas tropicais, através de acordos internacionais.
Conheça alguns destes selos e dê preferência aos produtos certificados:

 

Manejo Florestal    
O FSC (Forest Stewardship Council) , um dos mais conhecidos mundialmente, certifica áreas e produtos florestais (madeira, papel, sementes etc.). Para a empresa conseguir esta certificação, ela deve atender a 10 princípios, entre eles a obediência às leis ambientais e a regularização fundiária.
 
 
 

Eficiência Energética
O selo Procel certifica equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. Faz parte do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e indica os produtos que são mais econômicos. Há ainda outros selos no Brasil que avaliam a eficiência energética, como a ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), voltado ao mercado automotivo, e o selo Conpet, para aparelhos eletrônicos movidos a gás.
 
 
 

Alimentos orgânicos
Certificam que o cultivo dos alimentos é feito sem interferência de produtos sintéticos e prioriza práticas sustentáveis de manejo.  O processo deve ser o mais natural possível, livre de agrotóxicos e de pesticidas químicos.
 
 
Biodiversidade

O Instituto Life, entidade do Terceiro Setor dedicada à gestão empresarial ambientalmente correta emite uma certificação com o apoio da ONU, qualificando as ações sustentáveis de empresas de qualquer porte e setor. Verifica e avalia as práticas empresariais e os impactos no meio ambiente para incorporar ações de conservação da biodiversidade na administração dos negócios.
 
Se você quer conhecer outros selos verdes, clique aqui. A natureza agradece.

Selos verdes: você sabe comprar produtos ecologicamente corretos?
Selos verdes: você sabe comprar produtos ecologicamente corretos?