Nessa semana pelo fim da escravidão infantil a Fundação Telefônica preparou uma série de sugestões para você colaborar com esse movimento. Saiba mais!

Saiba como você pode ajudar para o fim da escravidão infantil

O trabalho infantil é uma das várias formas de escravidão que ainda acontecem nos dias de hoje, e é com o intuito de chamar atenção para esse problema e erradicá-lo que foi criada a End Child Slavery Week (ECSW), a semana pelo fim da escravidão infantil. O projeto foi idealizado por Kailash Sathyarti, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2014 pelo seu trabalho de combate ao trabalho escravo no mundo através de sua instituição “Global March Against Child Labour”.

Entre os dias 20 e 26 de novembro, acontecem ações globais para alertar as pessoas do mal que aflige aproximadamente 5,5 milhões de crianças em todo o mundo.

A ECSW também criou uma petição online, que tem como objetivo colocar o fim do trabalho escravo infantil na lista de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, ao entregar a lista de assinaturas para o Secretário Geral da ONU Ban-Ki Moon.

Em uma pesquisa realizada a pedido da Fundação Telefônica em 2013, que pode ser consultada no site da Promenino ((http://www.promenino.org.br/redepromenino/uploads/files/1/trabalho%20infantil%20e%20adolescente%20impacto%20econ%C3%B4mico%20e%20os%20desafios%20para%20a%20inser%C3%A7%C3%A3o%20de%20jovens%20no%20mercado%20de%20trabalho%20no%20cone%20sul.pdf), estimou-se que há aproximadamente 3,5 milhões de crianças e adolescentes trabalhando no Brasil, e que há quatro áreas que são especialmente problemáticas no país:

Trabalho infantil doméstico
Trabalho infantil urbano em atividades informais
Trabalho infantil no campo
Exploração sexual de crianças e adolescentes

A pesquisa também indicou que o trabalho infantil tem uma relação direta entre o desempenho escolar e os salários dos jovens brasileiros, e que os jovens que começam a trabalhar cedo têm maior chance de terem filhos que se deparem com as mesmas condições socioeconômicas desfavoráveis, formando um círculo vicioso onde a pobreza se perpetua por gerações.

Você pode assinar a petição online da ECSW e declarar publicamente que assume responsabilidade pelas crianças do mundo e do Brasil que sofrem todos os dias abusos inimagináveis nas mãos de seus donos, pelo link: http://www.endchildslaveryweek.org/sign-petition/

Semana pelo fim da escravidão infantil: como você pode ajudar