Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

14.10.2016
Tempo de leitura: 4 minutos

#SEMPREPLUGADO: CONHEÇA A HISTÓRIA DO PROFESSOR JOCEMAR NASCIMENTO, LÍDER DA COMUNIDADE DE PROFESSORES DO PROGRAMAÊ!

Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar a tecnologia integrada aos projetos pedagógicos já é uma realidade. Entre educadores, porém, a disseminação de computadores, tablets e smartphones provoca reações variadas – da expectativa pela chegada de novos recursos e empolgação com as possibilidades que se abrem, à sensação de impotência por não saber utilizá-los ou por conhecê-los menos do que os próprios estudantes. Ainda que conflituosa, uma coisa é certa: essa foi a maneira encontrada por diversos profissionais que buscam se aproximar de seus alunos, realidade essa que nem sempre foi assim…

Quando o professor Jocemar do Nascimento – líder da comunidade de professores do Programaê! – ainda era um adolescente, tudo era muito diferente. Nascido em Mundo Novo (MS) e sem contato algum com computadores na escola, viu sua história mudar aos 12 anos, após ganhar uma bolsa de estudos para um curso de informática e, em seguida, outra para um curso de Cobol – linguagem de programação utilizada para aplicações comerciais e financeiras.

Daí em diante, a trajetória dele não poderia ser diferente: se apaixonou pelo mundo dos códigos. Anos 17 anos – em 1997, tempo em que nem se imaginava a importância que a tecnologia teria na educação –, começou a lecionar informática em escolas privadas. Após longos dez anos dedicados à disciplina, entrou para o serviço público como instrutor para séries de Ensino Fundamental.

Foi quando se deparou com uma realidade muito diferente da que estava acostumado. “O laboratório da escola em que eu trabalhava tinha apenas três computadores para 440 alunos. Organizei um cronograma com a direção da instituição para atender a todos, pelo menos uma vez ao mês”, conta ele.

Em 2009, com a chegada da banda larga, precisou superar novos desafios para colocar internet no local. Neste episódio, ganhou notoriedade como incentivador do potencial didático do uso de recursos digitais em sala de aula e por acreditar que compreender melhor o funcionamento das máquinas é essencial na sociedade superconectada em que vivemos hoje.

Estudo e dedicação, claro, ajudaram o professor Jocemar. Com formação técnica em Multimeios Didáticos, graduação em Pedagogia e duas pós-graduações nas áreas de ensino à distância e novas tecnologias na educação, ganhou bagagem para falar sobre o assunto.

Este currículo invejável foi um dos motivos pelo qual foi convidado a atuar com a formação de professores da rede municipal de Cascavel (PR) no uso de ferramentas digitais aplicadas à educação, onde coordena atualmente projetos de ensino de programação e robótica em escolas da categoria.

Sob a bandeira de que essa junção apresenta diversas vantagens no desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras dos estudantes, sabe como ninguém listar as vantagens que aprender a programar trazem para a vida dos jovens. “Melhorar as habilidades matemáticas, desenvolver o raciocínio lógico, entender e solucionar melhor os problemas do dia a dia” são algumas delas.

“Compreender como são feitos e como funcionam os programas de computador é essencial para que os alunos e professores saiam da condição de meros consumidores de conteúdos digitais, e possam também desenvolver novas habilidades a partir deste conhecimento”, explica.

Aqui no Programaê!, o professor Jocemar atua na elaboração de materiais que contribuam para o trabalho de outros professores na missão de expandir o uso da programação em sala de aula. Entusiasta do assunto, ele acredita que a tecnologia irá dominar a educação – sempre com a mediação do educador. “Passando de detentor do conhecimento para mediador do processo de aprendizagem, caberá ao docente do presente e do futuro apropriar-se desses recursos ao máximo para que os usem nesse processo”, completa.


Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades