Informe Social 2025: inclusão digital como chave para a equidade na educação pública.

Notícias

26.07.2018
Tempo de leitura: 3 minutos

TED quer ensinar estudantes brasileiros a falar em público

Com metodologia gratuita, material em português e apoio ao professor, a organização americana estimula discussão de ideias criativas e transformadoras na escola

Alunos sentados em pátio escolar usando a camiseta onde se lê TED

Falar em público é um desafio e tanto! É preciso preparar um conteúdo interessante, trabalhar a oratória, deixar o corpo leve e bem posicionado, controlar a ansiedade, o nervosismo e ainda lançar ideias com precisão e confiança. Assusta, mas é um exercício interessante que ajuda a desenvolver o pensamento crítico, a argumentação e a linguagem corporal.

Agora, estudantes das escolas brasileiras terão a chance de treinar tudo isso, no melhor estilo TED Talk. A organização norte-americana sem fins lucrativos, engajada na missão de transformar o mundo com o poder das ideias, acaba de lançar o projeto  Clubes TED-Ed, um projeto gratuito que dá voz e espaço para que crianças e jovens compartilhem ideias inspiradoras.

Para participar, educadores ou escolas devem se inscrever no site. O TED se encarrega de fornecer apostilas com planos de aula e metodologia que, em dez encontros, capacita alunos a prepararem uma palestra para o público. A recomendação é que o assunto seja escolhido pelo próprio aluno.

“O material é um guia completo que ajuda a definir um assunto, fazer pesquisa, trabalhar opiniões, criar começo, meio e fim da fala”, explica a diretora do Clubes TED-Ed no Brasil, Elena Crescia. “É um conteúdo muito rico e que deveria chegar a todas as escolas do Brasil e do mundo”.

Conhecimento compartilhado

Palco com os letreiros Club TED Ed

A iniciativa já funciona em escolas dos Estados Unidos. Todo o material foi traduzido para o português para chegar às escolas brasileiras. O educador participa de videoconferências e tem porta aberta com a equipe do TED para tirar dúvidas sobre como se transformar em um facilitador para as palestras dos estudantes.

Ao final dos encontros, os alunos devem apresentar suas ideias em conferências de 3 a 5 minutos, apresentadas em sala de aula ou em um evento organizado para toda a escola. A única regra é que a apresentação seja gravada e enviada à equipe do TED. Com o material, a ONG pretende mapear os assuntos preferidos dos estudantes e construir um banco de dados.

“A ideia é transformar o site em uma grande ferramenta de troca entre alunos e professores. É um trabalho de cocriação, por isso estamos pedindo feedbacks de quem já está usando o material”, explica Elena.

Como a iniciativa começou em maio, a comunidade de professores que já está trabalhando com o material ainda é pequena, mas vai crescer no próximo semestre com a adesão de todas as escolas municipais de São Vicente, algumas de Campinas e cerca de 40 unidades do Centro Paula Souza.

Todo mundo ganha com esse movimento. Para o estudante é a chance de compartilhar conhecimento com os professores e colegas de uma maneira que normalmente não acontece na escola. “Mas também é a chance de o educador aprender a ser um profissional do futuro. Ele muda a mentalidade para entrar na sala com a curiosidade de fazer perguntas aos alunos e atuar como facilitador”, enfatiza Elena. “A relação aluno-professor se transforma e surgem laços de amizade”.


Outras Notícias

10 bibliotecas digitais gratuitas para usar na escola

19/06/2026

10 bibliotecas digitais gratuitas para usar na escola

Saiba como usar bibliotecas digitais gratuitas em sala de aula e por que a mediação do educador é essencial para a aprendizagem e leitura

Informe Social 2025: Fundação Telefônica Vivo impacta 2,2 milhões de estudantes da rede pública

17/06/2026

Informe Social 2025: Fundação Telefônica Vivo impacta 2,2 milhões de estudantes da rede pública

Relatório reúne principais resultados, iniciativas e aprendizados do ano, com foco no fortalecimento da educação pública por meio do uso qualificado da tecnologia

Kits tecnológicos ampliam acesso à educação digital e fortalecem aprendizagem em escolas públicas do Nordeste 

11/06/2026

Kits tecnológicos ampliam acesso à educação digital e fortalecem aprendizagem em escolas públicas do Nordeste 

Maletas com notebook, roteador, tablets e headphones chegam a escolas públicas por meio de uma parceria global entre American Tower e ProFuturo, que combina infraestrutura, tecnologia e formação docente para fortalecer a aprendizagem em matemática 

Além da técnica: como a EPT prepara jovens para as competências mais demandadas pelo mercado

02/06/2026

Além da técnica: como a EPT prepara jovens para as competências mais demandadas pelo mercado

Das 10 habilidades mais exigidas pelos empregadores, 5 são soft skills como criatividade e resiliência, aponta pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial; EPT se destaca ao combinar aprendizado técnico e interpessoal

Dia dos Voluntários mobiliza mais de 10 mil colaboradores e beneficia 52 instituições em todo o Brasil

29/05/2026

Dia dos Voluntários mobiliza mais de 10 mil colaboradores e beneficia 52 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 37 cidades, atendendo mais de 46 mil pessoas

Polos tecnológicos crescem e impulsionam demanda por formação técnica no Brasil

20/05/2026

Polos tecnológicos crescem e impulsionam demanda por formação técnica no Brasil

País já conta com 113 ecossistemas de inovação que conectam universidades e empresas em todas as regiões, gerando faturamento de R$ 15 bilhões e milhares de empregos