Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

20.12.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma festa de fim de ano muito especial

Colaboradores da Diretoria de Assuntos Regulatórios do Grupo Telefônica festeja encerramento de 2016 com crianças da ONG Associação Comunitária Pequeno Príncipe.

Crianças fazem enfeites de Natal com pinhas

Colaboradores da Diretoria de Assuntos Regulatórios do Grupo Telefônica festeja encerramento de 2016 com crianças da ONG Associação Comunitária Pequeno Príncipe.

Cauê Mota Gonçalves da Silva, de 9 anos, é uma das 100 crianças que frequentam a ONG Associação Comunitária Pequeno Príncipe, localizada em um sítio, em Parelheiros, na zona sul de São Paulo (SP). Em visita dos voluntários do Grupo Telefônica à instituição, no dia 13 de dezembro, o garoto chamou a atenção no discurso de boas-vindas, ao pedir ajuda aos visitantes para a construção de uma quadra esportiva.

A fala bem-humorada arrancou risos dos adultos e deu o tom amistoso ao dia muito especial: era a confraternização de fim de ano da equipe de Diretoria de Assuntos Regulatórios.
Tradicionalmente, a empresa disponibiliza uma verba para cada departamento realizar uma festa de fim de ano, mas desta vez o grupo decidiu confraternizar de um jeito diferente. Segundo a Diretora Executiva de Assuntos Estratégicos, Camilla Tapias, um colaborador sugeriu utilizar o tempo e o dinheiro para a atividade beneficente.

“Todos gostaram muito da ideia. É muito gratificante, porque proporciona a integração da equipe e a doação de tempo e alegria. É um momento muito mais feliz que qualquer happy hour”, celebrou a diretora.
O grupo é composto por 67 pessoas, em São Paulo (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR). Na ação de São Paulo, participaram 41 voluntários. Os colaboradores do Rio de Janeiro e de Brasília doaram o valor a Curitiba, que desenvolveu uma ação semelhante na véspera, dia 12.
Logo na chegada, os voluntários receberam um colar com origami de coração. Dentro dele, havia números que dividiram os participantes em equipes para as oficinas de produção de árvores e estrelas de Natal, de biscoitos e organização de hortas, ocorridas no período da tarde.

Mais cedo, liderado pelos pequenos anfitriões, o grupo conheceu as dependências da instituição. Também organizou e precificou as roupas doadas para o bazar da instituição, que recebe semanalmente a comunidade para arrecadar dinheiro.

Para completar a experiência, os voluntários prestigiaram as crianças na troca de faixa do jiu-jitsu e se uniram em torno da mesa, no almoço vegetariano e no café da tarde.
Fundamentada nos princípios da pedagogia Waldorf, a ONG tem como base o desenvolvimento do ser humano, valorizando o pensar, o sentir e o querer. Desde 1993, a Associação Comunitária Pequeno Príncipe recebe crianças no contraturno escolar, em atividades de artes e esportes, proporcionando uma infância saudável.

É com este espírito – revitalizados pela energia das crianças, da Mata Atlântica e de um dia ensolarado de muita doação ao próximo – que os voluntários do Grupo Telefônica retornaram às suas casas.


Outras Notícias

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais