Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

20.12.2019
Tempo de leitura: 5 minutos

Undime e Fundação Telefônica Vivo: parceria para fortalecer a educação

Conheça os projetos realizados ao longo de 2019 por meio de parceria entre as duas organizações para promover uma educação de qualidade

A melhor forma de garantir o direito à educação de qualidade é unir forças com representantes do poder público e pensar em soluções colaborativas. A União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime) e a Fundação Telefônica Vivo, como agentes interessados na evolução desse processo educacional, fortaleceram a parceria para potencializar projetos e ações ao longo de 2019.

No contexto do 17º ODS, da ONU, a parceria entre as instituições se estabelece na busca global de estabelecer meios de implementação pelo desenvolvimento sustentável com foco em temas importantes para a educação, especialmente na melhoria da gestão das redes de ensino, da implementação da BNCC, da profissionalização da carreira e formação de educadores, além da alfabetização.

A Undime tem como objetivo a articulação por políticas públicas para a educação, além de apoiar alguns temas de interesse comum com a Fundação Telefônica Vivo, como formação de professores, gestão democrática, inovação educativa e construção de conhecimento alinhado ao século XXI.

“Nossa parceria tem se fortalecido e esperamos que se mantenha assim para os próximos anos. Os educadores ganham e a educação como um todo também. A Undime contribui com a sua capilaridade, fazendo chegar aos municípios as informações. E a Fundação Telefônica Vivo, com a sua expertise sobre tecnologia e inovação na educação. Acreditamos que essa união de esforços sempre trará bons frutos”, resume Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime.

Conheça alguns dos projetos realizados para fortalecer a educação brasileira:

Formação continuada de professores

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Telefônica Vivo e a UNDIME se uniram para impulsionar a formação continuada de educadores por meio da plataforma Escolas Conectadas.

Foram 17,5 mil professores inscritos em três ciclos de formações ao longo do ano, com mais de 20 temáticas diferentes em cursos online gratuitos para o desenvolvimento de novas competências para aprendizagem em sala de aula, utilizando recursos digitais e atividades escolares.

O grande diferencial de 2019 foi o lançamento de 10 novos cursos, além da inclusão dos cursos do Escola Digital e do Portal Trilhas. Todas as formações são certificadas por instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Troca de experiências e articulação

Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, e Mila Gonçalves, gerente de Programas Sociais posam para foto com parceiros no 17º Fórum Nacional da Undime

Pelo quarto ano seguido, a Fundação Telefônica Vivo foi apoiadora do Fórum Nacional da Undime. O 17º Fórum contou com cerca de 1.500 dirigentes e gestores educacionais brasileiros que se reuniram no município de Mata de São João (BA) para debater temas como Fundeb e implementação da BNCC.

Além de apresentar aos dirigentes educativos projetos sempre conduzidos em parceria com secretarias de educação locais, como os cursos oferecidos pelas plataformas Escolas Conectadas e o Escola Digital, o fórum também promoveu debates para troca de experiências e articulação entre educadores, parte fundamental da melhoria constante da educação.

“A Undime é fundamental para o desdobramento de políticas públicas educacionais importantes como a alfabetização, por exemplo. O papel formador e agregador da Undime é de suma importância e não vejo a política pública de educação acontecer sem a participação dela ou dos municípios”, afirmou Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação durante o evento.

Inovação Educativa

Outra grande ação promovida pela Fundação Telefônica Vivo com a parceria da Undime e de outros parceiros como UNESCO, Consed e Movimento de Inovação na Educação, além da coordenação técnica do Cenpec, foi o lançamento do Desafio Inova Escola.

Educadores de escolas públicas e particulares foram chamados para pensar caminhos para inovação. Os inscritos passaram por uma Trilha Formativa e elaboraram, em grupos, Planos de Inovação para suas escolas. Em novembro foram anunciados os vencedores durante o Fórum de Inovação Educativa, evento realizado em parceria com a Folha de S. Paulo.

Celso Fernando Iversen, Dirigente Municipal de Educação de Porto Feliz e vice- presidente da Undime do interior de São Paulo e Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo entregam o prêmio aos vencedores do Desafio Inova Escola

Com a mobilização de mais de mil educadores, foram promovidos formações continuadas e o debate de como levar a inovação educativa a todas as regiões do Brasil. Ao longo de 2020, os cinco projetos vencedores vão implementar os planos construídos ao longo da jornada com prêmios que incluem assessoria técnica, intercâmbio entre escolas e ajuda financeira de R$10 mil.

Futurologia para a educação

Realizada no Fórum Nacional da Undime e em cinco seccionais da Undime: São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Bahia e Espírito Santo, a Oficina O Futuro Chegou capacitou secretários, técnicos e educadores.

Oficina O Futuro Chegou realizada durante o 17º Fórum Undime.

A oficina foi pensada para fomentar um planejamento estratégico e aprofundar o debate sobre futurismo, sensibilizando sobre a urgência de inovar em educação para superar os desafios contemporâneos. Dessa forma, gestores, dirigentes de equipe e educadores foram levados a refletir sobre novos padrões de educação, competências e novas tecnologias para que possam atuar como multiplicadores desse conhecimento nas suas redes de ensino.


Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades