Notícias

02.01.2015
Tempo de leitura: 2 minutos

Visões do Futuro+15: Reintegração com o Meio Ambiente

O estudo Visões do Futuro+15: Reintegração com o Meio Ambiente pesquisou os possíveis cenários de inovação social na área da sustentabilidade.

Estudo Visões do Futuro+15: Reintegração com o Meio Ambiente

A destruição das florestas tropicais tem uma relação direta com o aquecimento global, é responsável pela extinção em massa de espécies da fauna e da flora e é, em sua grande maioria, causada por atividades ilegais como a venda de madeira e animais silvestres.
O Rainforest Connection, iniciativa que utiliza telefones celulares antigos para monitorar e proteger as florestas remotas em tempo real, é capaz de alavancar uma infraestrutura de monitoramento, desde o início, para proteger as florestas mais ameaçadas do mundo.
Atualmente, há três projetos pilotos nas florestas da Indonésia, Amazônia e África. O sistema tem capacidade para operar em escala global, em qualquer floresta, de qualquer lugar.
A solução simples, barata e eficiente para o desmatamento requer financiamento e fortes parcerias com as comunidades locais, parceiros e organizações indígenas, dispostas a se comprometerem com respostas em tempo real aos alertas de registro do projeto.
A iniciativa foi mapeada pela pesquisa Visões de Futuro+15, que pesquisou os possíveis cenários e tendências de inovação social no Brasil e no mundo pela Fundação Telefônica.
Pare ler mais sobre o Rainforest Connection acesse o site https://rfcx.org/
Para ver o estudo completo Visões de Futuro+15 visite o hotsite https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/tendencias15/


Outras Notícias

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem