Criado por meio do coletivo Educ-ação, o livro “Volta ao Mundo em 13 Escolas” surpreende pela criatividade com que a educação vem sendo tratada.
Viaje através das inovações na educação!
Criado colaborativamente por meio do coletivo Educ-ação, o livro “Volta ao Mundo em 13 Escolas” surpreende pela criatividade com que a educação vem sendo tratada ao redor do mundo.
Outros valores que começam a fazer parte desse momento importante da vida de todos: criatividade, autonomia, curiosidade, empreendedorismo, empoderamento, diversidade dos espaços de aprendizagem, diálogo, convivência, confiança, respeito mútuo, como enumera Maria Alice Setúbal no prefácio do livro.
Apoiados pela Fundação Telefônica Vivo, André Gravatá, Camila Piza, Carla Mayumi e Eduardo Shimahara saíram ao redor do mundo pesquisando, vivenciando e contando experiências educacionais altamente inovadoras, cujo objetivo em comum é um aprendizado autônomo, livre e democrático.
As histórias vêm de 9 países nos 5 continentes e mostram que cooperação e felicidade, além de outras competências, tem se transformado em parte importante do currículo escolar. Os espaços educacionais onde se desenrolam os modelos são mais do que apenas lugares inovadores, são polos inspiradores e questionadores tanto para outras escolas, quanto para educadores, pais e até nós mesmos.
Com o objetivo de ampliar o repertório de conhecimento e se preencher dessas experiências, o grupo composto pelos autores visitou espaços tão díspares quanto Ushuaia, na Província do Fogo na Argentina e Järna no interior da Suécia, quanto Nova Iorque, mostrando que as ideias que buscam reinventar a escola vêm de todas as partes do mundo, de todos os níveis de aprendizado, desde a educação infantil até o ensino superior e também da iniciativa pública e privada.
A diversidade acompanha todo o livro e mostra a convivência entre diferentes metodologias e abordagens, que buscam abarcar toda a complexidade do mundo que cerca os estudantes e a própria diferença entre os mesmos. Deixando de considera-los tábula rasa e utilizando seus conhecimentos, criatividade, interesses e imaginação para que possam trilhar seu próprio caminho na construção do saber.
Com a média de 5 dias em cada instituição, os pesquisadores procuraram vivenciar as experiências da forma mais plural possível, com as perspectivas dos alunos, dos professores, da comunidade e dos pais, para entender o impacto das novas formas de aprendizado em todos os níveis.
Desvende o roteiros propostos aqui e viaje com o livro!