Mobilização de voluntários da Fundação Telefônica Vivo garantiu presentes de Natal para mais de três mil crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social

#ProgramadeVoluntariado#Voluntariado

Colaboradores voluntários da Fundação Telefônica Vivo entregam presentes de Natal para crianças assistidas pelo Centro Assistencial Cruz de Malta, na cidade de São Paulo.

No último dia 16 de dezembro, colaboradores voluntários da Vivo se mobilizaram para distribuir presentes de Natal em uma ação do Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica  que beneficiou mais de três mil crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social. A ação solidária ocorreu simultaneamente em 30 instituições sociais, em cidades de Norte a Sul do Brasil, e contou com o engajamento de mais de 1.850 voluntários, que contribuíram com a doação de itens paras sacolinhas com roupas, calçados, brinquedos e outros presentes.

A entrega de sacolinhas de Natal já é uma tradição, mas a ação de 2022 foi especial. Depois de dois anos de suspensão de atividades presenciais por causa da pandemia da Covid-19.

“O sorriso de cada criança sempre faz valer a pena todo o preparo e toda a correria que é organizar um dia como esse”, afirma Karina Tiemy, advogada, colaboradora da Vivo e Embaixadora do Comitê de Voluntariado de São Paulo. “As carinhas de ansiedade das crianças esperando a gente chamar o nome delas para entregar a sacolinha são momentos únicos que vão direto para o coração, como uma memória e esperança de um mundo que sonhamos e trabalhamos para alcançar.”

Mobilização que transforma

Pode parecer simples, mas é preciso muita coordenação para organizar a produção de sacolinhas com presentes de Natal. Primeiro, os Comitês de todo o Brasil indicaram instituições já atendidas pelo Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo. Cada uma delas forneceu as sacolinhas com informações das pessoas que seriam apadrinhadas pela ação.
Os Comitês então distribuíram as sacolinhas para os voluntários interessados, que compraram presentes seguindo os critérios e os pedidos de cada localidade. Os kits já prontos eram devolvidos aos Comitês para que fossem entregues no dia da festa. A ação também se estendeu a amigos e familiares de voluntários. “Os preparativos são uma loucura, mas depois tudo vira festa”, garantiu a embaixadora Karina Tiemy.

Ela participou da ação na AME+: Associação Multiplicando Esperança, que atende crianças de famílias imigrantes e refugiadas no contraturno escolar. Localizada na região central da cidade de São Paulo, a organização luta pela educação inclusiva e pela garantia de direitos desse grupo populacional. A convivência com a instituição abriu os olhos de Karina para a vivência desafiadora de imigrantes. “São muitas carências. Um exemplo é a barreira do idioma. Por muitas vezes, os imigrantes não têm nem os seus nomes pronunciados de forma adequada”, ela relata.

Para além da entrega dos presentes de Natal, a experiência fez com que a ação de 2022 tivesse um gostinho especial para ela. “Toda entrega tem sua magia, mas essa tocou muito nosso coração por serem pessoas que estão fora de seu país de origem, de suas culturas, que estão superando preconceitos. Ter a chance de fazer algo pelo acolhimento e reconhecimento dessas pessoas foi muito marcante”, diz a embaixadora.

Festa e presentes de Natal

Todas as instituições contempladas realizaram uma festa para a entrega dos presentes de Natal. Além das crianças e dos idosos atendidos pela instituição, também participaram familiares e os profissionais que atuam nos locais. Alguns voluntários que apadrinharam a sacolinha também estiveram presentes, mas a maioria dos kits foi distribuída por representantes do Comitê de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo.

O engajamento dos colaboradores voluntários chamou a atenção de Vera Silviere, diretora do Centro Assistencial Cruz de Malta, uma das beneficiadas pela ação. Localizada na zona sul da capital paulista, a organização social desenvolve programas de proteção à saúde e educação para crianças e jovens das comunidades da região, além de oferecer cursos profissionalizantes.

Em nome de toda a equipe da instituição, Vera disse que foi possível sentir o amor e o carinho dos voluntários em cada detalhe da festa. “Foi um dia de muita diversão, encantamento e realização de um sonho. São crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa da Fundação Telefônica Vivo foi um gesto de amor, pois para muitas crianças a sacolinha foi o único presente de Natal que receberam. Ao escolher presentear uma criança, os padrinhos alimentam a inocência delas e impedem a frustração de não ter seus pedidos atendidos.”

Veja a seguir algumas fotos da entrega realizada no Centro Assistencial Cruz de Malta:

Voluntários da Vivo entregaram sacolinhas de Natal para mais de 3.000 crianças e idosos de várias cidades do Brasil