O Webinar gratuito: Educação Socioemocional foi um convite para professores atualizarem suas metodologias de ensino por meio de ações pedagógicas que desenvolvem competências e habilidades sociais e emocionais dos estudantes

#Educadores#Escolasconectadas#ProFuturo

Imagem mostra uma professora negra, com blusa verde, ao lado de um aluno negro, com blusa cinza listrada. Ela parece estar mostrando algo para ele em uma mesa, que olha atento. Ao fundo, há uma menina com traços orientais.

O período de isolamento causado pela pandemia fez com que muitos estudantes desenvolvessem problemas ligados à saúde mental. Assim, na retomada das aulas presenciais essa questão veio à tona, refletindo no processo de aprendizagem. Entretanto, fica a questão: como o professor pode oferecer apoio ao estudante em sala de aula, para ter alunos mais engajados? Nesse sentido, para que os professores saibam como superar algumas das principais dificuldades do período, a plataforma Escolas Conectadas realizou o Webinar gratuito: Educação Socioemocional.

A aula on-line foi ao ar ao vivo no dia 10 de outubro, ocasião em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. A professora María del Carmen G. Chude foi a responsável por transmitir o seu conhecimento sobre educação socioemocional aos mais de 500 docentes que acompanharam o webinar. Ela é autora de projetos, currículos e programas na área de Ciências da Educação com foco em Inovação Educacional & Educação ao longo da vida, em parceria com instituições do terceiro setor e organizações públicas e privadas. Além disso, é formadora de formadores na Argentina, Brasil e México como mentora da Testo Digital e do Instituto Lotus.

Educação Socioemocional: aprendizagens-chave

“Saúde emocional na escola é um tema central para a educação do século XXI. Especialmente depois do que enfrentamos com a pandemia e dos desafios que estão surgindo com a volta das aulas presenciais”, afirma Karina Daidone, gerente de projetos educacionais da Fundação Telefônica Vivo, durante a abertura da aula on-line.

No contexto escolar, a ansiedade, a dificuldade de concentração, a falta de foco e sentimentos negativos figuram entre as principais dificuldades apresentadas pelos estudantes.

Por certo, os professores têm um papel fundamental para abordar as questões socioemocionais em sala de aula. Afinal, elas são essenciais para a formação dos estudantes e para prepará-los para diversas vivências. Nesse sentido, é importante que os educadores se mantenham capacitados para saber reconhecer os sinais e criar um ambiente de escuta e proteção aos estudantes.

No Webinar gratuito: Educação Socioemocional, a professora Del Carmen falou sobre a importância da educação socioemocional para estudantes e professores. Além disso, deu exemplos de práticas pedagógicas para estimular o desenvolvimento das inteligências na escola e falou sobre as janelas de oportunidade para desenvolver e ajudar seus alunos a praticarem as habilidades socioemocionais.

Em momentos de interação, os professores que assistiram ao Webinar sobre Educação Socioemocional participaram de um exercício em que foi proposto o desafio de pensar em como desenvolveriam intencionalmente a competência consciência social em sala de aula.

“Essa live é uma pequena degustação do curso Educação Socioemocional: aprendizagens-chave. Mas também um convite a repensar as formas como a educação nos permite chegar a ser aquilo que queremos ser, para nós e para os demais”, destaca a professora.

Sobre o curso Educação Socioemocional: aprendizagens-chave

Uma das habilidades para desenvolvimento ao longo da vida, segundo a Base Nacional Comum Curricular, são as competências socioemocionais. Essas competências são utilizadas cotidianamente nas mais diversas situações.

Uma vez que o indivíduo consegue gerenciar suas emoções, ele é capaz de manter relações, tomar decisões de maneira mais acertada e alcançar seus objetivos. Por isso é fundamental que a escola ofereça uma formação integral aos alunos.

Com o objetivo de auxiliar o professor em suas práticas pedagógicas, a plataforma Escolas Conectadas oferece o curso Educação Socioemocional: aprendizagens-chave. Com a proposta de exploração do tema, sua relação com a BNCC e aplicabilidade em ações pedagógicas, o curso autoformativo evidencia o papel da instituição escolar na superação desse desafio.

Ao fim da formação, o educador será capaz de reconhecer e mobilizar os aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos, traduzindo propósitos em ações pedagógicas.

Fruto da parceria entre ProFuturo, Instituto Lotus e Testo Digital, o curso gratuito, com 12 horas de duração, é certificado pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Inscreva-se para a próxima turma!

Educação Socioemocional é tema de webinar realizado pela plataforma Escolas Conectadas