Uma verdadeira fortaleza na luta pela garantia dos direitos das crianças, Zilda Arns era realmente incansável em seu propósito. Conheça sua trajetória!

A Fundação Telefônica lamenta profundamente a perda de Zilda Arns, uma das maiores personalidades brasileiras das últimas décadas. Uma verdadeira fortaleza na luta pela garantia dos direitos das crianças, Zilda Arns era realmente incansável em seu propósito. E conseguiu provocar uma revolução na saúde pública pelas metodologias simples aplicadas pela Pastoral da Criança, como o uso do soro caseiro e da multimistura, o incentivo ao aleitamento materno e a pesagem regular das crianças diretamente em suas comunidades: todas medidas acessíveis independente da estrutura e da situação econômica das famílias e comunidades atendidas, fossem elas no Brasil, na África ou no Haiti, onde viveu seus últimos momentos.

Como resultado de seu esforço, podemos ressaltar que a média da mortalidade infantil nas comunidades da Pastoral da Criança, que são as mais pobres e miseráveis do Brasil, costuma ser até três vezes menor do que a média nacional. Paralelamente às medidas na área da saúde, Zilda Arns foi autora da metodologia de capacitar e mobilizar lideranças dentro das próprias comunidades e empoderá-las para que monitorassem a saúde e o desenvolvimento das crianças – fator que faz toda a diferença quando se deseja mudanças significativas e duradouras.

Versátil, Zilda Arns era capaz de manter conversações firmes com governantes de países e, ao mesmo tempo, falar com ternura a linguagem da gente simples, garantindo a compreensão perfeita das mensagens. Obstinada, ela convencia autoridades, às vezes pelo cansaço, a dar apoio aos projetos da Pastoral. Ótima ouvinte e excelente observadora, não se furtava a entender as questões que afligiam as comunidades que visitava.

Indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo governo brasileiro e reconhecida com dezenas de condecorações nacionais e internacionais, Zilda Arns Neumann é um orgulho para o povo brasileiro. O mundo fica mais pobre sem essa mulher.

Zilda Arns Neumann