Educação para a Era da Inteligência Artificial é um livro para quem busca entender os impactos da Inteligência Artificial (IA) na educação. Desmistificando as preocupações com a superinteligência e explorando os desafios na adoção da ferramenta. Além de abordar como o uso qualificado da IA pode ajudar a transformar as salas de aula de modo inovador e eficaz.

Faça o download gratuito abaixo:
- Educação para a Era da Inteligência ArtificialDownload
“Ninguém vai forçá-lo a usar tecnologia, mas você verá que ela tem vantagens e você precisa estar apto a usá-la”, Charles Fadel
A publicação escrita por Charles Fadel, em coautoria com os também pesquisadores Alexis Black, Robbie Taylor, Janet Slesinski e Katie Dunn, analisa como a tecnologia tem criado formas de ensino e aprendizado. A obra também propõe mudanças essenciais para adaptar o sistema educacional às demandas do século 21.
Os autores destacam a importância de disciplinas modernas, como tecnologia, ciências sociais e empreendedorismo, dentro dos currículos escolares junto à introdução da IA na educação. E trazem a proposta de desenvolver um modelo educacional baseado em quatro dimensões fundamentais: conhecimento, habilidades, caráter e meta-aprendizado.
Educação para a Era da Inteligência Artificial reforça que o ensino não deve apenas atender às necessidades tecnológicas, mas também às psicossociais e econômicas.
O objetivo é formar estudantes com competências como criatividade e engenhosidade, essenciais para prosperar em um futuro cada vez mais moldado pela IA. Explorando ainda como essas dimensões devem ser incorporadas aos currículos escolares e o papel fundamental da IA no planejamento pedagógico.

Faça o download gratuito abaixo:
- Educação para a Era da Inteligência ArtificialDownload
Quem é Charles Fadel

Charles Fadel é um dos principais e mais renomados especialistas no uso da tecnologia e IA na educação. Com vasta experiência em instituições de prestígio como a Universidade de Harvard, o MIT e a Escola Wharton, Fadel é também fundador e presidente do Center for Curriculum Redesign (CCR).
O estudioso também é presidente do Comitê de Educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e é membro ativo de diversas equipes da instituição, incluindo os projetos Education 2030, PISA, CERI e o Expert Group on AI Futures.