Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Pesquisas e Conteúdos

15.12.2025
Tempo de leitura: 3 minutos

Do piloto à expansão: a jornada inicial do primeiro Curso Técnico em Ciência de Dados

Documento da Fundação Telefônica Vivo reúne aprendizados, desafios e estratégias para ampliar oportunidades em ensino de tecnologia no Ensino Médio público

Imagem ilustra a matéria que exemplifica o termo ciência de dados

Como estruturar um curso técnico experimental em Ciência de Dados, no ensino médio da rede pública? Quais os principais desafios na implementação e como superá-los? A sistematização da experiência dos primeiros anos de implementação do Itinerário de Formação Técnica e Profissional em Ciência de Dados traz um diálogo prático para essas e outras questões, documentando a trajetória da iniciativa realizada entre 2022 e 2024 em Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A ação integra o Programa Pense Grande Tech, desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação.

Iniciado em 11 escolas em 2022, o itinerário ampliou seu alcance para 27 instituições de ensino em 2024, com resultados positivos nos três territórios. A escuta realizada com estudantes e professores mostra que 82% dos alunos indicariam o curso para colegas interessados na área. Também foi possível identificar um aumento no percentual de estudantes trabalhando durante a formação saltando de 38% no início para 56% após cursarem pelo menos dois anos do itinerário. Em relação à oferta de formação docente, oferecida pela Fundação Telefônica Vivo, 85% dos professores avaliaram os encontros positivamente e apontam que auxiliaram em suas práticas de sala de aula.

A escuta para a sistematização foi realizada com 570 estudantes do curso de Ciência de Dados, sendo 169 de alunos do 3º ano do Ensino Médio, além da participação de 17 escolas, das 27 envolvidas na iniciativa piloto. O levantamento contou ainda com percepções de professores (20 respostas) e gestores (16 respostas), ampliando a compreensão sobre a experiência formativa.

Além dos dados quantitativos, o documento sistematiza os aprendizados adquiridos ao longo do período, apontando desafios enfrentados, soluções encontradas pelas redes de ensino e aprendizados que fortaleceram e aprimoraram os passos seguintes do Programa. Em 2024, a atuação foi expandida para outros territórios, como Goiás e São Paulo, impulsionada pelos aprendizados do piloto.

O material demonstra como a iniciativa contribui para a expansão da Educação Profissional e Tecnológica de nível médio na área de tecnologia, qualificando jovens para o mercado de trabalho do século 21 e apoiando diferentes trajetórias de futuro.

Leia o documento completo e conheça as estratégias que podem apoiar a implementação de cursos técnicos em tecnologia na sua rede de ensino.

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