Voluntariado Digital

Colaborada voluntáriada da Vivo

O voluntariado digital encurta distâncias, aproxima pessoas e potencializa o alcance de ações sociais.

Com processo de aceleração e transformação digital, estamos certos de que o Voluntariado Digital é a grande alternativa para exercer a solidariedade, encurtando distâncias e potencializando o alcance das ações sociais.

Acreditamos que as ações digitais podem viabilizar a prática social a qualquer hora e lugar, beneficiando instituições e, também, pode ser um importante canal para mobilizar pessoas, aumentando o engajamento social.

Em 2020, as ações digitais do Programa de Voluntariado foram ampliadas por conta da pandemia causada pelo coronavírus. Assim, as atividades que antes eram presenciais foram adaptadas para o formato digital, a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos e continuar com ações em apoio às instituições.

Por meio das plataformas disponíveis no Programa de Voluntariado, os colaboradores conseguem praticar ações solidárias e contribuir para um projeto social sem sair de casa ou alterar a sua rotina.

Game do Bem

Game do Bem é uma plataforma gamificada e colaborativa, que disponibiliza missões para conscientização e mobilização, trazendo novas perspectivas à propagação de causas, através das redes sociais e ambientes virtuais.

Os jogadores são como influenciadores sociais e investem seu tempo para compartilhar conteúdos, sensibilizar e mobilizar sua rede. Divulgar o site ou a campanha de arrecadação de uma determinada instituição para que sua rede conheça é um dos exemplos de missões que os jogadores realizam no Game do Bem.

print da tela inicial do Game do Bem do Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo

Em um ano tão atípico como 2020, com distanciamento social causado pela pandemia, mais de 100 novas missões foram lançadas no game, das quais 11 são focadas na temática da COVID-19.  Contamos com mais de 25 mil missões realizadas pelos jogadores que beneficiaram mais de 18 mil pessoas.

Portal dos Voluntários

O Portal dos Voluntários reúne iniciativas internas organizadas pelos Comitês de Voluntariado em todo Brasil e pela Fundação, bem como as campanhas de financiamento coletivo, mais conhecidas como crowdfunding, que são abertas para participação do público externo, convidado pelos colaboradores, que queiram contribuir com as causas.

Durante todo o ano, a ferramenta fica disponível para o comitê incluir suas ações e para que os colaboradores da Vivo possam se inscrever e participar das iniciativas solidárias presenciais ou virtuais.

print de uma das telas do Game do Bem do Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mostra ações em destaque

Desde 2020, as ações disponíveis no portal estão focadas na prática do voluntariado digital. Os comitês desenvolveram atividades para que os colaboradores continuassem doando seu tempo como voluntários, à distância, durante a pandemia. Visitas on-line para idosos, jovens, crianças e pessoas com deficiência atendidas por instituições apoiadas pelo Programa de Voluntariado; captação de doadores por meio de nota fiscal; e produção de máscaras de tecido para doações foram alguns exemplos de ações realizadas.