Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

19.08.2019
Tempo de leitura: 4 minutos

Cinco motivos para se inscrever no Desafio Inova Escola

O prazo para participar do Desafio Inova Escola foi prorrogado. Faça sua inscrição e transforme a sua escola!

Com a proposta de fomentar processos inovadores no âmbito escolar que favoreçam a construção de uma cultura de inovação na escola e o desenvolvimento dos estudantes nas competências para o século XXI, o Desafio Inova Escola prorroga as inscrições até o dia 26 de agosto. Mais que uma premiação, a iniciativa oferece uma formação aos inscritos, disponibilizando ferramentas para que educadores brasileiros se aproximem do conceito e se apropriem da inovação educativa.

Voltado para educadores, é preciso formar um grupo de 2 a 8 pessoas, sendo que pelo menos uma delas atue em sala de aula. Para se inscrever, basta acessar o site oficial do Desafio Inova Escola e fazer o cadastro da equipe!

Listamos a seguir cinco motivos para se inscrever no Desafio Inova Escola, que pretende fazer a diferença para mobilizar a transformação que você quer ver na sua escola!

1. Formação continuada gratuita

A partir da confirmação da inscrição, os educadores acessam a Trilha Formativa que é composta por cinco módulos de aprofundamento do conceito e das ferramentas que amparam uma educação inovadora. Funciona como um caminho para o desenvolvimento de competências até a construção coletiva de um plano de inovação.

Independente do resultado da premiação, concluir a Trilha Formativa significa passar por uma formação continuada gratuita, garantindo desenvolvimento profissional e ainda estabelecendo um Plano de Inovação que poderá ser colocado em prática.

2. Acesso a ferramentas educativas

Além da preocupação com o desenvolvimento profissional, as Trilhas Formativas têm o compromisso de oferecer ferramentas que auxiliem os educadores no processo de envolvimento da equipe usando uma metodologia inovadora.

Inspirados pelas etapas do Design Thinking, os participantes terão acesso a técnicas como Brainstorm (mapa mental) e a construção de protótipos que auxiliam a simular a realidade que o grupo quer criar para o seu contexto escolar.

3. Inovação pela vivência escolar

Outro passo importante encorajado pelo Desafio Inova Escola é adaptar, na prática, as ferramentas e os conceitos teóricos trabalhados durante Trilha Formativa.

Uma educação inovadora é aquela que aposta em um processo de aprendizagem personalizado e adequado à realidade escolar de cada território. Essa é a finalidade do último módulo da formação oferecida pela iniciativa: sintetizar as competências em um Plano de Inovação voltado especialmente para cada escola.

4. Assessoria especializada e Intercâmbio

Além da formação em si, as 150 primeiras escolas que se inscreverem e concluírem a Trilha Formativa até 12 de setembro serão contempladas com publicações Inova Escola: Práticas para quem quer Inovar na Educação e Viagem à escola do século XXI, além de um Certificado Digital de Participação.

Os 25 melhores projetos, sendo cinco de cada região do Brasil, vão à fase de votação popular e passarão a fazer parte do Movimento de Inovação na Educação (MIE). Na etapa seguinte, 5 projetos serão escolhidos, ganhando a oportunidade de fazer um intercâmbio de experiências com escolas que são referência em práticas inovadoras.

5. Investimento de R$ 10 mil para implementação do Plano de Inovação

Os cinco projetos a serem reconhecidos serão anunciados em novembro, durante o IV Fórum de Inovação Educativa, e contarão com um investimento de R$ 10 mil para colocar em ação o Plano de Inovação que elaboraram ao longo da Trilha Formativa. A implementação deverá ser feita ao longo de 2020 e contará ainda com assessoria da Fundação Telefônica Vivo e outros parceiros executores do Desafio Inova Escola.

Faça a sua inscrição até o dia 26 de agosto no site oficial do Desafio Inova Escola, conclua a Trilha Formativa e construa um Plano de Inovação para a sua escola!


Outras Notícias

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

19/09/2025

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

Estudo revela que apenas 15% dos estados têm a Computação como componente obrigatório nos currículos e apresenta referências internacionais com recomendações para o Brasil