Instituições de 39 municípios brasileiros foram selecionadas para Programa de Voluntariado 2016 da Fundação Telefônica Vivo.

A partir de edital lançado em fevereiro de 2016, 47 instituições de 39 municípios foram escolhidas para participar do Programa de Voluntariado 2016. Em um processo de seleção que envolveu os colaboradores da empresa, que puderam sugerir as instituições que já conheciam ou gostariam de apoiar, em qualquer lugar do país, os Comitês de Voluntariado e a equipe da Fundação chegaram a avaliar 99 indicações, sendo 68 somente na cidade de São Paulo.

Os critérios de seleção levam em conta a idoneidade da organização e a não existência de débitos com a receita, mas não restringem o tipo de público ou suas necessidades de melhoria.
Neste momento, as ONGs selecionadas estão contando com o apoio dos Comitês no desenvolvimento de projetos a partir do método design thinking, com foco em inovação social. O intuito é prepará-los para as ações do Dia dos Voluntários Telefônica, em outubro. O interessante do apoio oferecido pelo design thinking, como esclareceu em entrevista o facilitador Edgard Stuber, é que, além de ser um caminho para descobrir os desafios reais da instituição, ele permite encontrar soluções para problemas complexos em qualquer área.

Outras ações fazem parte do Programa, como atividades pontuais ao longo do ano (jantar beneficente, rifas, campanhas de Páscoa e do Agasalho, Dia das Crianças, Natal, etc.) e mobilizações, treinamento e formação. Algumas instituições precisam também de obras prévias, para que no Dia dos Voluntários esteja tudo preparado para a sua entrada. Mas, como o público das ONGs selecionadas é diverso, incluindo crianças, idosos e moradores de rua, as demandas costumam ser variadas, indo desde a reforma de uma sala de informática e melhorias na estrutura de uma biblioteca até o lançamento de um aplicativo.

Conheça as instituições selecionadas:

47 ONGs recebem apoio para desenvolvimento e execução de projetos sociais