Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O projeto de vida tem como principal contribuição estimular a reflexão sobre si mesmo e sobre o mundo. Selecionamos cinco podcasts para ficar por dentro do tema, se inspirar e fazer planos. Confira!

imagem mostra uma jovem sentada em uma escada segurando um celular nas mãos e fones de ouvido.

Os brasileiros estão ouvindo mais podcasts durante a quarentena. Uma pesquisa realizada pela Deezer, com mais de 10 mil pessoas entrevistadas em todas as regiões do Brasil, mostra que 43% da população começou a ouvir essas produções no ano de 2020. E ouvem de tudo, inclusive sobre uma novidade do Ensino Médio: o projeto de vida.

Pela forma democrática em poder escolher os assuntos mais relevantes para cada um e a facilidade em ouvir a qualquer hora, em qualquer lugar, podendo pausar e retomar a conversa quando quiser, o formato tem se tornado um dos preferidos da população no país. Com o distanciamento social, provocado pela pandemia, as pessoas entrevistadas pela pesquisa destacaram que se sentem acompanhadas quando ouvem um bate-papo pelo podcast, como se estivessem participando da conversa.

Em um momento em que o trabalho e o estudo acontecem dentro de casa, as produções em áudio também ajudam a descansar a vista, já que a maior parte das atividades exigem maior tempo diante das telas dos computadores, celulares e TV.

E com a vida tendo que desacelerar para preservar a saúde é hora de planejar, sonhar e traçar metas para o futuro. Pensando nisso, separamos cinco podcasts que falam sobre Projeto de Vida e podem contribuir com seu desenvolvimento pessoal e profissional.

1 – Qual vai ser?

Esse podcast é uma grande roda de conversas e debates com jovens. O Qual vai ser! Fala sobre como construir um projeto de vida, sobre como adquirir autonomia e trata das dúvidas da juventude sobre como tomar uma decisão e se organizar para o futuro.

Os jovens são protagonistas do bate-papo e falam dos medos e anseios sobre os estudos, trabalho, carreira e a vida cotidiana. O podcast é uma iniciativa do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho. São mais de 10 episódios na apresentação de Alzira Valéria e Mariana Aguiar.

Você pode ouvir o episódio: Equação do projeto de vida

 

2 – Projete-se

Ele é realizado pelo Instituto Porvir, em parceria com o Instituto iungo, e traz, em cinco episódios, assuntos para o desenvolvimento integral de jovens e o trabalho de projetos de vida realizados pelos educadores.

Nos programas são abordados temas como emoções e sentimentos das juventudes, autocuidado, a relação com a família e a comunidade, como encarar a fase do trabalho e a carreira acadêmica.

A produção tem como objetivo apoiar os educadores e promover a temática projeto de vida com jovens do Ensino Médio. Dentre as participações estão estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores e especailsitas dos trabalhos de educação e juventude.

Você pode ouvir o episódio: Relações com a família e a comunidade

3 – Jovens a bordo do futuro

A iniciativa do Instituto PROA é voltada para educadores e tem o objetivo de levar o Sistema de Ensino “Jovens a Bordo do Futuro” para redes estaduais, ONGs, escolas e entidades de educação em todo o Brasil.

A ideia é contribuir para que os jovens sejam capazes de projetar suas vidas com o desenvolvimento de competências comportamentais necessárias para ter sucesso. Marca pessoal, vida em comunidade, sonhos, ética e sustentabilidade são alguns dos temas trazidos para o debate com educadores e alunos em mais de 60 aulas disponíveis no formato de podcast.

Você pode ouvir o episódio: Projeto de vida como empreendimento

4 – N3gócio que eu quero

Abordando os principais temas que envolvem a vida do jovem na periferia, o podcast fala sobre como driblar os desafios para empreender, aproveitando as oportunidades de formação na escola e, assim, conseguir conquistar o desejado espaço no mundo do trabalho no século XXI.

A produção traz temas como moda, empreendedorismo educacional, produção cultural e construção civil. São 10 episódios na apresentação de Cristiano Reckziegel e Anny Santos, do SEBRAE.

 Você pode ouvir o episódio: Jovens empreendedores

 

5 – Educando para Transformar

Lançada pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Estúdio Folha, da Folha de S. Paulo, a série traz episódios que discutem a parceria entre pais, educadores, escola e sociedade em geral para a formação integral do aluno. O objetivo é estimular a discussão e trazer soluções para além da esfera de especialistas.

Temas como protagonismo jovem na escola e projeto de vida, a relação entre educador, escola e aluno, fazem parte do Educando para Transformar.

Você pode ouvir o episódio: Projeto de Vida dentro da escola?

5 podcasts sobre Projeto de Vida para pensar no futuro
5 podcasts sobre Projeto de Vida para pensar no futuro