Desabafos, dicas e troca de experiências de quem já se lançou no universo dos negócios sociais são alguns dos conteúdos que podem ser conferidos nos programas

Imagem de uma jovem em um trem, com um tablet na mão e fones de ouvido. Ela aparece de perfil e a foto mostra apenas metade do seu rosto.

Como posso começar a empreender? Será que empreender é para mim? O que fazer quando as coisas parecem dar errado? É possível dar a volta por cima? Tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática não é um processo fácil e sempre envolve mais perguntas que respostas.

O Pense Grande é um programa que estimula a atitude empreendedora em negócios sociais, a partir da tecnologia digital, em jovens de todo o Brasil. Mais de 50 mil empreendedores já foram impactados pelo programa, que atua em três frentes: formação de jovens para que desenvolvam soluções que beneficiem suas comunidades; apoio para que eles estruturem suas ações; e fortalecimento dos negócios junto a instituições e iniciativas.

Sabendo disso, o Pense Grande, projeto desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo, lança três podcasts que trazem histórias de vida, dicas e desabafos de jovens que, ao compartilharem suas experiências sobre negócios sociais, podem inspirar, apoiar e transformar a jornada de quem quer começar a empreender.

Em cada episódio, jovens que se aventuraram nas mais diversas áreas – da alimentação saudável à programação – com as mais diversas trajetórias, conversam sobre os benefícios, os desafios, a correria, a possibilidade de sucesso e as dificuldades de ser um jovem empreendedor na periferia.

Os negócios sociais podem ser os mais diversos possíveis, mas os convidados do Pense Grande Podcast sempre têm uma boa história e dicas para compartilhar.

Jornada empreendedora

Sair da zona de conforto já é um desafio, largar a estabilidade de um emprego formal é ainda mais. Contudo, ter um propósito e tentar fazer a diferença em suas comunidades fez com que os empreendedores convidados se lançassem rumo à realização de seus sonhos.

A série de podcasts começa com Monique Evelle conduzindo uma roda de conversa com o tema Empreender é pra mim?, ao lado de Isabella Santos, do Pretas Cores e do Sampa Negra, de Luis Henrique Coelho, do Empreende Aí, e de Débora de Ângelo, embaixadora da Rede Pense Grande

A pesquisa Juventude Conectada – Edição Empreendedorismo, feita pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com IBOPE Inteligência e Rede Conhecimento, traz alguns pontos de vista de jovens que se consideram empreendedores. Dos 400 entrevistados, entre 15 e 29 anos, 61% definiram que empreender é ter um propósito. Outros 55% disseram que é conseguir colocar em práticas seus sonhos.

Outras sugestões de como seguir em frente e como nunca esquecer de suas inspirações e motivações também podem ser conferidas no bate-papo entre Iana Chan, do PrograMaria, Fabiano Lopes, do Inspirando Gigantes, e Emanuelly Oliveira, do Social Brasilis, no episódio Empreender? Não tá fácil pra ninguém, conduzido por Hamilton Henrique, do Saladorama.

Desistir não é uma opção

Com mediação de Johnny Borges, do Arq.Futuro, o episódio Como começar hoje mesmo a empreender? fecha a série de podcasts reunindo algumas dicas de como saber se levantar após possíveis períodos ruins.

Em negócios de impacto social é comum que os rumos profissionais se confundam com a  história de vida dos seus criadores. E é por isso que planejar e pensar o futuro do empreendimento muitas vezes incluem tomadas de decisão que impactam diretamente nos sonhos dos empreendedores e seus planos para o futuro.

O bate-papo propõe também uma reflexão sobre o futuro dos negócios sociais das convidadas, que são: Danielle Esli, sócia-administrativa da InfoPreta, Ana Carolina Martins, idealizadora do documentário “Visionários da Quebrada”, e Bia Santos, empreendedora da Barkus Educacional.

Para saber mais, acesse o Pense Grande Podcast e ouça os programas gratuitamente!

Pense Grande Podcast inspira o caminho de jovens empreendedores