Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Tratando desde questões da comunidade até assuntos sobre tecnologia, jovens da periferia soltam a voz em podcasts para debater o presente e o futuro

#PenseGrande#TecnologiasDigitais

Você pode até não acompanhar, mas já deve ter ouvido falar dos podcasts. O conteúdo de áudio que ganha cada vez mais espaço nas plataformas de streaming pode tratar de diversos assuntos: entretenimento, horóscopo, cotidiano, música e política. Não existem regras. Como uma roda de conversa, os podcasts servem como meio condutor de debates, ideias e fatos antes limitados à periferia e a quem lá vive.

Por meio dos podcasts é possível amplificar o alcance de assuntos de interesse público, mas que, por muitas vezes, sequer chegam às grandes massas. Com a pandemia, mais programas surgiram para divulgar informações sobre a Covid-19 para os moradores das comunidades. 57% da população brasileira começou a escutar conteúdos em áudio na pandemia, segundo pesquisa realizada pela Globo e pelo Ibope.

O rapper Mano Brown também se rendeu aos podcasts. No Mano a Mano, ele convida personalidades para conversar sobre os diversos temas, sempre buscando democratizar discussões e diferentes pontos de vista.

Selecionamos cinco podcasts feitos pela periferia e para a periferia para você ouvir, curtir e compartilhar. Confira!

1- Em Quarentena

O podcast Em Quarentena tem como proposta divulgar dados e combater a desinformação. Foi criado durante a pandemia pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias, que cobre o cotidiano das periferias da Grande São Paulo. Está disponível no Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts. A equipe também envia os conteúdos gratuitamente via WhatsApp.

Dica de episódio para você ouvir: Como manter a saúde mental nas periferias

2- QuebraDev

O QuebraDev surgiu para representar as vozes da periferia que trabalham na área de Tecnologia, de uma maneira simples e informal. A iniciativa se autodeclara como “um movimento social que tem como objetivo democratizar a informação para a periferia”.

Disponíveis no Spotify, Apple Podcasts e Youtube, os programas não se limitam apenas às pautas técnicas. Também abordam assuntos políticos e sociais que atingem diretamente a realidade nas periferias.

Dica de episódio para você ouvir: [Tô No Rumo | Ação Educativa] Primeiro Emprego: Transição Escola-Trabalho

3- Kilombas Podcast

Inspirado no livro “Memórias da Plantação”, de Grada Kilomba, o podcast Kilombas foi criado por três mulheres negras das periferias do Ceará. Alice Souza, Letícia Feitosa e Leíssa Feitosa comandam o programa semanal, exclusivo na plataforma Spotify. Os episódios contam com conversas sobre raça, gênero, saúde mental e feminismo negro.

Dica de episódio para você ouvir: Afrofuturismo e a construção de futuros possíveis com Ale Santos (Infiltrados no Cast)

4- data_lábia

É produzido pelo data_labe, laboratório de dados situado na favela da Maré (RJ). O podcast data_lábia é liderado por jovens moradores de comunidades cariocas e fala sobre os mais diversos assuntos.

De cyberbullying à violência nas comunidades, passando por narrativas e geração de dados cidadã. Sempre conta com algum convidado para somar ao debate e coloca os moradores da comunidade no centro das discussões. Pode ser escutado nas plataformas Anchor.fm, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Castbox e Stitcher.

Dica de episódio para você ouvir: Ay Kakyri Tama: Povos indígenas nas cidades do Brasil

5- O Corre

Foi criado pelo coletivo O Corre do Grajaú (SP). Nasceu da necessidade de repensar e discutir cultura, arte e educomunicação dentro da realidade das comunidades, sob o ponto de vista dos moradores.

Buscando trazer à tona discussões sociais, dar visibilidade a jovens artistas e impulsionar o empreendedorismo periférico, os episódios estão disponíveis no site e no Spotify.

Dica de episódio para você ouvir: Soul – Por que você é… VOCÊ?

A periferia tá on: 5 podcasts feitos na quebrada
A periferia tá on: 5 podcasts feitos na quebrada