Notícias

04.02.2019
Tempo de leitura: 3 minutos

Alunas criam aplicativo para combater o bullying na escola

Estudantes da rede pública de ensino de Campo Bom (RS) são premiadas pelo app Tigre Branco, que busca estimular os jovens a fazer o bem e valorizar a vida

As alunas Manoela Kieling, Laura Schuster e Julia Dapper, que ajudaram a desenvolver o aplicativo de combate ao bullying, estão sorrindo para a foto com uma bandeira da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho ao fundo.

A professora Silvia Duarte, do laboratório de informática da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, em Campo Bom, na região metropolitana de Porto Alegre-RS, ficou assustada quando descobriu que uma adolescente da cidade tentou tirar a própria vida após participar de um fórum online que incentivava práticas violentas. Alarmada com a situação, conversou com seus alunos e, juntos resolveram criar um aplicativo para combater o bullying na escola.

Em resposta à agressividade dos desafios disseminados por redes sociais e que ficaram conhecidos no mundo e no Brasil como Baleia Azul, a ideia era estimular a prática de boas ações entre as pessoas. Foi assim que nasceu o Tigre Branco.

As alunas Manoela Kieling, Laura Schuster e Julia Dapper se candidataram para a tarefa de desenvolver o aplicativo. O projeto foi trabalhado durante o contraturno, de forma colaborativa e sob a supervisão da professora de informática.

“Gostamos imediatamente da ideia de estimular pessoas a fazer o bem. É muito interessante olhar para trás e ver o que construímos, mesmo não tendo experiência no desenvolvimento de aplicativos. Além de um aprendizado profissional, também nos marcou poder olhar para o outro com mais atenção”, conta a aluna e desenvolvedora Laura Schuster.

O aplicativo Tigre Branco inclui, entre as 50 etapas que compõem o jogo, ações como doar um livro para uma biblioteca, dar bom dia, dizer obrigada e dar água ou comida para um animal que esteja na rua.

As atividades ou desafios são pensados para trabalhar o eu, o outro e o meio social. “Afinal, só quando só quando estamos bem com nós mesmos é que podemos olhar para o próximo e para a sociedade, não é?”, afirma a professora Silvia.

Tecnologia para fazer o bem

Ícone do aplicativo Tigre Branco, que combate o bullying, mostra o brasão de um tigre estilizado com moldura colorida.

As estudantes e a professora se encontravam semanalmente e levaram cerca de cinco meses para o desenvolvimento do aplicativo, que já contabiliza mais de 1.000 downloads. A iniciativa também foi reconhecida pelo Prêmio Criativos da Escola 2018, que destaca projetos criados por jovens e educadores de todo o país.

“Ver as pessoas usando o aplicativo já seria super motivador. Mas, quando ganhamos o prêmio nacional, tivemos certeza de que estamos fazendo a diferença não só na nossa cidade, mas também em outros lugares. Essa conquista nos deixa mais animadas para novas ideias no futuro”, acredita Laura Schuster.

Em 2019, o plano é dar continuidade ao Tigre Branco, recrutar mais voluntários para participar do projeto e investir em um canal no YouTube para que o alcance da iniciativa seja ainda maior.

“As mídias digitais são fundamentais para o Tigre Branco. Primeiro porque a nossa aposta para valorizar a vida foi, justamente, a partir do desenvolvimento de um aplicativo para jovens, segundo porque quase todos os alunos possuem um smartphone em casa. A gente tem de trazer a tecnologia para perto da gente como uma aliada, pois sabendo usar, ela pode fazer maravilhas por todos nós”, conclui a professora Silvia Duarte.


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis