Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

07.07.2022
Tempo de leitura: 5 minutos

#AprendaNoTikTok: cresce uso educativo da rede social, que pode ser utilizada como ferramenta pedagógica no ensino público

Em 2021, o TikTok lançou o programa de aceleração #AprendaNoTikTok, que estimula criadores brasileiros a produzirem vídeos educativos.

Aluna usa celular pedagogicamente dentro da sala de aula.

Ao invés de um desabafo, um compartilhamento de conteúdo. E, no lugar de uma dancinha, um quiz de ciências. Ele é um dos inúmeros professores brasileiros que têm feito sucesso na rede social apostando em conteúdos educativos. O Fessor de Bio possui mais de 126 mil seguidores na rede, e suas publicações relacionadas à biologia já colecionam três milhões de curtidas. O sucesso de seu conteúdo pega carona em uma estratégia do próprio TikTok de se aproximar do mundo da educação. No ano passado, a plataforma deu início ao programa de aceleração #AprendaNoTikTok, que estimula criadores brasileiros a produzirem vídeos educativos.

Hoje, a hashtag – que reúne aulas curtas que mesclam conteúdos de matemática, história e biologia, entre outras disciplinas, com doses de entretenimento – conta com mais de sete bilhões de visualizações.

Em 2021, o TikTok atingiu o número de um bilhão de usuários ativos. Neste mesmo ano, a consultoria Statista estimou que o Brasil é o segundo país que mais usa a rede social no mundo, atrás apenas da China – país onde nasceu o TikTok. A rede social é conhecida como  um espaço virtual majoritariamente jovem: do total de usuários brasileiros, 66% têm menos de 30 anos.

Nos últimos dois anos, o TikTok realizou parcerias com o ENEM. No período pré-exame, educadores criaram conteúdos com informações básicas sobre a prova, dicas para criar uma rotina de estudo, vídeos com resumos de matérias e auxílio na resolução de questões, além de lives especiais.

#AprendaNoTikTok: democratizando o hábito de ensino 

Em resposta ao contato da reportagem, representantes do TikTok afirmam que a rede é mais um meio que proporciona a democratização do hábito de ensino. “O grande volume de visualizações nas hashtags relacionadas ao tema é um dos maiores indicativos de que os criadores que falam sobre educação estão fazendo cada vez mais sucesso na plataforma.”

De acordo com eles, para além da #AprendaNoTikTok, a hashtag #estudandotiktok soma mais de 14,1 milhões de visualizações na plataforma, enquanto o termo #TikTokeducacao tem 3,6 milhões. Outras variações da mesma hashtag somam mais de dois bilhões de visualizações.

 

Professor como mediador das fontes de conhecimento 

Em 2020, para se aproximar de seu público em um momento em que as escolas foram fechadas pela pandemia, Davi, que à época lecionava biologia na Escola Estadual Delfim Moreira, em Juiz de Fora (MG), abriu um canal na Twitch para compartilhar seus conhecimentos em formato de vídeo. Não demorou para ele migrar esses conteúdos para o TikTok.

“A partir de agora, boa parte da educação se dará no espaço virtual”, aposta Davi. “O professor precisa achar seu lugar nessa nova realidade. O modelo expositivo está ficando rapidamente obsoleto, e vejo nosso lugar cada vez mais como mediador das fontes de conhecimento, apoiando os estudantes em sua própria busca por aprender.”

Os criadores de conteúdos da #AprendaNoTikTok possuem semelhanças que vão além da qualidade dos seus vídeos e do grande engajamento que geram: eles utilizam os recursos da própria ferramenta para tornar suas publicações mais atrativas e facilitar seu trabalho de edição. “Muitos professores me falam que têm vontade de fazer, mas não sabem por onde começar”, conta Davi. “Eu garanto para eles que é algo que se aprende com o tempo. O último vídeo vai ser um pouquinho melhor que o penúltimo, e assim por diante. Ressalto também que é um processo trabalhoso, que exige planejamento e muita criatividade. Mas a edição de vídeos da plataforma é bem fácil de usar.”

Veja dicas para ocupar o TikTok com conteúdos educativos 

De resoluções de exercícios e propostas de organização de estudos até dicas sobre como se preparar para exames, vale tudo quando se tem a missão de impulsionar a aprendizagem via TikTok. A seguir, com o apoio do próprio Tik Tok, listamos algumas dicas para os professores que desejam embarcar nessa aventura e fazer parte da #AprendaNoTikTok:

1.‘Storytelling’ do conteúdo
“Conte uma história para chamar a atenção do seu público. Divirta-se com o conteúdo e mostre o lado divertido da matéria.”

2.Seja criativo
“Experimente recursos como música e locução para transmitir sua opinião. Inspire-se com as tendências da plataforma e do mundo ao seu redor. Em qualquer área de atuação deve haver situações engraçadas ou curiosas que podem ser utilizadas para um conteúdo bastante envolvente.”

3.Seja orientado para a plataforma
“Explore e aproveite as ferramentas do aplicativo para ajudá-lo a criar conteúdo. E lembre-se de que TikTok é uma plataforma de vídeo que atrai em grande parte um público diversificado. Faça o conteúdo em tela cheia e vertical.”

4.Velocidade, não perfeccionismo
“Não se preocupe em tornar seu conteúdo perfeito – apenas seja autêntico com sua mensagem e seja rápido. Embarque nas tendências e crie no momento.”

5.Aproveite sua singularidade
“TikTok é uma ótima plataforma para engajar e alcançar um público diverso. Portanto, quando se trata de criar conteúdo, seja autêntico.”


Outras Notícias

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

16/01/2026

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

Tecnologia, personalização e inclusão digital ganham força para reduzir desigualdades e ampliar o engajamento dos estudantes

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

12/01/2026

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

Nova estratégia nacional estabelece marcos importantes de aprendizagem, amplia o uso pedagógico de dados e cria condições para integrar Matemática, tecnologia e pensamento computacional na educação básica

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

05/01/2026

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

Pesquisadora de Stanford propõe abordagem visual e colaborativa para reduzir desigualdades e preparar alunos para a era da Inteligência Artificial

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

29/12/2025

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

Formações, eventos e publicações marcaram um ano de apoio às redes de ensino das escolas públicas para desenvolver competências digitais de educadores e estudantes

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações