Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Estudantes do Distrito Federal têm aulas on-line e gratuitas sobre robótica, cultura maker e impressão 3D

Barbante, garrafas pet, papelão, fios elétricos e peças de aparelhos eletrônicos em desuso são itens que facilmente encontramos em casa, certo? Pois são estes os materiais que estudantes do Distrito Federal (DF) conseguem transformar em robôs ou utensílios tecnológicos.

Essa é a ideia principal do Robótica Desplugada, uma metodologia de aulas on-line e gratuitas para estudantes da rede pública do Distrito Federal com introdução à programação, modelagem 3D, arduino e outros temas relacionados.

As aulas acontecem até o dia 15 de dezembro pela plataforma Google Classroom, no contraturno escolar, duas vezes por semana. Para participar, é necessário ter entre 10 e 18 anos, ser aluno da rede pública do Distrito Federal e ter um computador, tablet ou celular com acesso à internet. Os interessados podem se inscrever aqui. E o mais importante: não precisa ter conhecimento algum sobre robótica e tecnologia.

A ideia é que os estudantes se tornem aptos a aplicarem este conhecimento em suas vidas cotidianas, além de ser uma forma de estimular o interesse dos jovens no ramo da tecnologia para, quem sabe futuramente, ingressarem de vez no mercado tecnológico. Isso tudo aprendendo robótica em casa.

Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI), a proposta é que as aulas perpetuem e se torne um legado para a região, com cada vez mais jovens aptos a desenvolverem suas potencialidades na área da tecnologia. O curso chegou a ser iniciado presencialmente em fevereiro de 2020, mas foi interrompido logo depois em razão da pandemia da COVID-19. No entanto, todo o conteúdo foi adaptado para ser transmitido remotamente.

As aulas seriam em um dos Laboratórios Include (saiba mais ao lado), resultado do programa chamado Passaporte para o Futuro, uma parceria entre a SECTI com o Instituto Campos Party.

Include by Campus Party é um programa que conta com parcerias para implantar ou viabilizar Laboratório de Tecnologia em comunidades de todo Brasil. O objetivo é oferecer qualificação na área a jovens de 10 a 18 anos para que possam usar a tecnologia como meio para a resolução dos seus problemas. Os laboratórios oferecem aulas gratuitas sobre softwares livres, impressão 3D, construção de robôs, drones, conceitos de web design, e outros. O Distrito Federal conta com cinco Laboratórios Include. Ao todo, são 25 espalhados por 21 cidades de seis estados diferentes.

A estudante Vitória Machado da Silva, de 11 anos, por exemplo, é uma das alunas do Robótica Desplugada e que está aprendendo sobre o assunto em casa. Nas duas aulas presenciais que teve antes do fechamento do espaço e início do conteúdo on-line, ela aprendeu a manipular luzes de LED. E agora ela já tem uma ideia do que quer fazer no futuro. “Quero ser professora de robótica quando crescer”, afirma a estudante.

APRENDENDO ROBÓTICA EM CASA
APRENDENDO ROBÓTICA EM CASA