Notícias

28.10.2011
Tempo de leitura: 3 minutos

Atitude 2.0: Aprender é compartilhar!

Depois de contar com mais de 10 mil pessoas na parte virtual, outros dois mil educadores com “Atitude 2.0” compareceram no Encontro Internacional EducaRede 2011

Com o tema “Atitude 2.0: Aprender é compartilhar”, Fundação Telefônica realiza o VI Encontro Internacional EducaRede 2011

Mais de 1.500 educadores circularam pelo evento,  realizado em Madri, na Espanha, entre os dias 20 e 22 de outubro.

Depois de contar com a participação de mais de 10 mil pessoas na parte virtual, outros dois mil educadores com “Atitude 2.0” estiveram presentes na parte presencial do VI Encontro Internacional EducaRede 2011, organizado pela Fundação Telefônica e realizado em Madri.

Com o lema “Atitude 2.0: aprender é compartilhar”, o Encontro obedeceu quatro linhas temáticas: conhecer (com experts), experimentar (por meio de oficinas), compartilhar (quando mais de 100 educadores dividiram suas experiências em sala de aula) e debater (com o intercâmbio de conhecimento).

A palestra de abertura ficou a cargo do renomado chef de cozinha Ferrán Adriá, considerado um paradigma de inovação. Ele levou para o mundo da educação a capacidade de fazer combinações e misturas, uma vez que “o professor combina ingredientes, buscando a perfeição educativa”.

Outras apresentações que se destacaram foram a de Bill Drayton, fundador da ONG Ashoka, sobre o poder da empatia; da educadora Judi Harris, criadora da metodologia de avaliação TPACK, afirmando que para implementar um projeto de uso das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), o educador necessita de conhecimentos tecnológico, pedagógico e disciplinar; do pesquisador George Siemens, “pai” do conectivismo; e Sugata Mitra, especialista na autoaprendizagem infantil usando as TIC, que apresentou o impactante vídeo “Um buraco no muro”.

A Fundação Telefônica no Brasil teve presença relevante no evento, por meio da participação de Mila Gonçalves, gerente da área de educação, cutura e juventude, que falou de pesquisa realizada em parceria com o IDIE-OEI: “Inovação Educativa: critérios e tendências”.

Além disso, levamos mais dois convidados que compartilharam suas experiências aos participantes: Rafael Parente, subsecretário de projetos estratégicos da Secretaria de Educação do município do Rio de Janeiro, falando sobre a experiência do Educopedia, rede social de educadores, e Luciano Meira, sobre “Videogames e Aprendizagem – Gincana virtual mobiliza conhecimentos curriculares”.

Paralelamente, foi realizada a cerimônia de entrega do XII Premio Internacional EducaRede, na qual a Fundação Telefônica reconheu 65 trabalhos realizados por professores e alunos que promovem o uso das TIC no ambiente escolar.

Mais de 4 mil trabalhos foram realizados por quase 3 mil professores e 10 mil alunos de 29 países. O Brasil teve quatro experiências premiadas.

“Insiders” divulgam evento nas redes sociais e impactam mais de 20 milhões de pessoas.

Uma das ações inovadoras realizadas para este evento (e liderada pela Fundação Telefônica do Brasil) foi o ‘Projeto Insiders”: 10 países onde a Fundação Telefônica atua identificaram líderes digitais – pessoas com  influência no meio educativo e presença relevante nas mídias sociais – que durante três meses receberam e divulgaram informações sobre o Encontro para a suas redes de contato, como o Twitter ou blogs.

Esses líderes foram convidados à Madri onde atuaram como correspondentes da Fundação, produzindo conteúdos e participando das atividades.

Ao total, os insiders publicaram mais de 4 mil posts em Twitter com a hashtag oficial do evento: #FT_EIE11, além de 70 Posts en Blog, impactando a mais de 20 milhões de pessoas!

Clique aqui e veja os vídeos das principais palestras.
Veja aqui quem passou por lá!


Outras Notícias

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem