Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Além de ser um momento de diversão, o tempo em frente às telinhas pode ser aproveitado para se inspirar e ter boas experiências na vida de empreendedor. Confira a lista que separamos para você

 

O mundo dos negócios sempre esteve retratado no cinema e na televisão, em séries e filmes de empreendedorismo, com histórias reais e fictícias que podem servir como inspiração para que jovens – ou qualquer empreendedor – tenham novas ideias e saibam quais caminhos e decisões tomar em sua carreira e nos empreendimentos.

Pode ser romance, comédia ou drama… As produções ensinam técnicas valiosas de gestão, negociação e até mesmo sobre como agir em um momento de crise.

Prepare a pipoca e confira a lista de séries e filmes sobre empreendedorismo que separamos para você se atualizar e se inspirar!

1. A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020)

Filmes de empreendedorismo
Um dos filmes de empreendedorismo e cultura.

A obra adaptada retrata as dificuldades de Madam Walker como mulher negra tentando criar uma empresa nos anos 1900.  Filha de escravizados, Madam C.J. Walker foi a primeira mulher negra milionária na história dos Estados Unidos. A minissérie conta como ela construiu uma linha de produtos especializados para cabelos afro, resultado de um problema de autoestima enfrentado pela personagem principal.

O que você vai aprender: Os episódios mostram os desafios de um empreendedor, como a busca pelos primeiros clientes, investimento e como conciliar a vida pessoal com o negócio. Além disso, a história conta como ver a concorrência como ameaça e como ela pode impulsionar o empreendedor a sair da zona de conforto.

Onde assistir: Netflix

2. À procura da Felicidade (2006)

Filmes de empreendedorismo
Um dos filmes sobre empreendedorismo para aprender e se emocionar.

Estrelado por Will Smith, o drama conta a história de um pai solteiro (Chris Gardner) que tenta usar sua habilidade como vendedor para ter um emprego melhor e um salário digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe pagamento pelos serviços prestados. Ele tem a esperança de ser contratado ao fim do estágio, mas é despejado de sua casa por não ter recursos para pagar as contas.

O que você vai aprender: Um dos filmes de empreendedorismo mais emocionantes, pois traz lições para empreendedores sobre como persistir nos seus objetivos, aprender com os erros e como a honestidade e a humildade podem abrir portas.

Onde assistir: Amazon Prime Video ou HBO Max

3. Um senhor estagiário (2015)

Filmes de empreendedorismo
Um dos filmes de empreendedorismo para debater as tecnologias.

O longa traz a história do viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro), um senhor de 70 anos, que, em busca de algo que possa fazer sua vida ser agitada como era no passado, se candidata a uma vaga de estagiário em uma startup de moda criada por Jules (Anne Hathaway). Um dos filmes de empreendedorismo que apresenta o conflito de gerações, a relação de alguém mais velho com uma chefia mais nova, além de formas diferentes de lidar com negócios e liderança.

O que você vai aprender: A obra é ótima para quem quer saber mais sobre os conceitos de branding e de gestão de marca. Também fala sobre a forma correta de tratar o cliente e como se sair bem no gerenciamento de crise, liderando uma equipe com pessoas de diferentes gerações. A história mostra que nunca é tarde para recomeçar.

Onde assistir: Netflix

4. O sushi dos sonhos de Jiro (2012)

O documentário retrata a história do chefe de sushi Jiro Ono, de 85 anos, que tem um restaurante de apenas dez lugares e com pratos no valor de US$ 300. O empreendedor se tornou lendário em Tóquio, com um restaurante simples, na capital do Japão, que ficou internacionalmente conhecido. A produção mostra o dia a dia do chefe de cozinha e de seus funcionários em busca do melhor serviço em um dos melhores filmes sobre empreendedorismo.

O que você vai aprender: Para quem se pergunta “como alguém paga 300 dólares em um prato de sushi?”, a produção mostra que características como dedicação, persistência e acreditar em seus ideais podem tornar os sonhos reais.

Onde assistir: Amazon Prime Video

5. Girlboss (2017)

A série é baseada no livro escrito pela própria “Girlboss” Sophia Amoruso, um dos nomes mais respeitados no mundo da moda. A história começa com Sophia aos 23 anos, contrária a qualquer tipo de responsabilidade e sem rumo claro para o seu futuro. A virada acontece quando ela encontra uma jaqueta vintage, decide dar uma renovada na peça e vendê-la num site de brechó. Oito anos depois, a personagem cria uma marca multimilionária, a Nasty Gal.

O que você vai aprender: A série sobre empreendedorismo ensina muito sobre empreendedorismo feminino e aborda assuntos importantes para pessoas empreendedoras, como a construção de uma marca e a importância de confiar em si mesmo para não deixar escapar oportunidades.

Onde assistir: Netflix

6. Face a Face (2019)

Essa é uma série de entrevistas feitas com duas figuras bem conhecidas no ramo do empreendedorismo, vistas pelo prisma de sua rivalidade. A produção tem oito episódios e mostra o duelo entre marcas mundialmente famosas, como “Jobs x Gates” e “Pepsi x Coca-Cola. O interessante da produção é perceber que, em alguns casos, o crescimento de ambas as marcas se deu pela competição que elas iniciaram.

O que você vai aprender: Para quem quer seguir no ramo do empreendedorismo, mas tem medo de competir com o mercado, a série mostra como transformar esse percalço em vantagens para o crescimento em um segmento do mercado.

Onde assistir: Amazon Prime Video

7. Joy: o nome do sucesso (2015)

 inventora do “miracle mop” mulheres empreendedoras
Filmes sobre a história da inventora do “miracle mop”.

Estrelado por Jennifer Lawrence no papel de Joy Mangano, o longa traz a história da inventora do “miracle mop”, um esfregão que se torce sozinho e que virou febre nos anos 1990 após aparecer num programa de vendas na televisão. O filme apresenta a trajetória de Joy, desde a concepção da ideia do esfregão e construção do primeiro protótipo, até a busca por investidores e formas de distribuição do produto.

O que você vai aprender: A história mostra os desafios em cada etapa da vida de um empreendedor, desde a concepção da proposta do seu produto ou negócio. Retrata também o quanto é importante acreditar em uma ideia, por mais inusitada que ela pareça.

Onde assistir: Globoplay

7 séries e filmes sobre empreendedorismo que você precisa assistir
7 séries e filmes sobre empreendedorismo que você precisa assistir