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Presente em mais de 620 escolas sergipanas, o Aula Digital contribui com a aprendizagem da matemática juntos aos estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

#Educação#EnsinoMédio#TecnologiasDigitais

Nesta terça-feira, 25 de abril, centenas de profissionais da educação da rede de ensino de Sergipe se reuniram para pactuar a nova fase do projeto Aula Digital de Matemática junto às redes municipais e estadual de educação.

Realizado no teatro Tobias Barreto, em Aracaju, o evento contou com a presença do vice-governador de Sergipe e secretário da Educação e Cultura, Zezinho Sobral; do diretor do Departamento de Educação da Seduc-SE, Genaldo Freitas Lima; do dirigente municipal de Educação da Undime-SE e secretário de Educação da Rede Municipal de Siriri, Rogenildo Andrade Barros; e da gerente sênior de Projetos Educacionais da Fundação Telefônica Vivo, Lia Roitburd.

Implementado desde 2017 no Brasil, o Aula Digital está hoje presente em mais de 620 escolas e 55 municípios sergipanos e, a partir de 2023, terá o objetivo de contribuir com a aprendizagem da matemática. Para isso, investirá na formação de professores e no uso de recursos pedagógicos digitais nas escolas, que contribuem para o desenvolvimento das competências digitais em educadores e estudantes. A iniciativa incentiva a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias.

No Brasil, o Aula Digital e Matemática, que faz parte do ProFuturo, programa global de educação da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação Bancária la Caixa, teve início em 2017, em Manaus (AM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Posteriormente, foi expandido para Sergipe, em parceria com as secretarias estadual de educação e de outros municípios, que trabalham em regime de colaboração com o estado. Em 2018, a iniciativa englobou toda a rede municipal de Ensino Fundamental de Viamão (RS). Já em 2019, passou a atender escolas municipais de Goiânia (GO) e de Vitória de Santo Antão (PE).

Afinal, de acordo com Lia Roitburd, a matemática compõe as competências que toda a comunidade escolar precisa desenvolver para se preparar para um mundo cada vez mais dinâmico e conectado, daí a importância em garantir que existam no Aula Digital. “Com as mudanças no projeto, nosso objetivo é garantir a crianças e jovens uma formação integral e contemporânea, de tal forma que os estudantes das escolas públicas estejam preparados não somente para o mercado de trabalho, mas também para o mundo cada vez mais digital em que vivemos. E a matemática está no centro de uma série de habilidades necessárias para este desenvolvimento”, observa.

Lia citou dados que mostram como a matemática é um dos principais desafios da educação brasileira: segundo o PISA 2018, apenas 12,3% dos estudantes brasileiros aprenderam o adequado na disciplina, e de acordo com o Saeb 2021, apenas 5% dos estudantes do 3º ano do ensino médio tinham o aprendizado adequado em matemática.

Ainda, como consta no QEdu, portal que reúne informações do Brasil, municípios e estados, sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, o nível de aprendizado de matemática está muito aquém do esperado ao final de cada etapa de ensino: no Ensino Fundamental, 37% dos estudantes do 5º ano demonstram ter essa proficiência; e esse número cai para apenas 15% em relação aos estudantes do 9º ano (em dados de 2021). “Em um país com tanta riqueza e diversidade como o Brasil, essa taxa é inaceitável”, afirma Lia. Diante desse cenário, é importante focar na recuperação das aprendizagens. “Com o Aula Digital 2023, os professores terão uma série de recursos educacionais digitais, assim como os estudantes, além de formação continuada, contribuindo para que cada um se desenvolva ao máximo seu conhecimento matemático.”

Sensibilização para a matemática

Cristiane Chica, diretora pedagógica do Mathema, parceiro técnico do projeto, falou sobre as perspectivas para uma aprendizagem de matemática de qualidade. Para começar, é necessário que todo estudante saiba o que precisa saber na idade certa – e, indo além, dominem mais do que as quatro operações básicas. “Mais do que olhar do ponto de vista numérico é pensar que a matemática ajuda a desenvolver outros tipos de pensar, como o geométrico, o probabilístico e o estatístico, por exemplo”, aponta.

De acordo com a especialista, a matemática de qualidade é aquela que apoia no desenvolvimento de um pensamento crítico e na solução de problemas, passando pela elaboração de estratégias e testes de eficácia – para que o erro não tenha um peso desestimulante no processo de aprendizagem. “Sabemos que um estudante que se sente confiante será ousado, resiliente e persistente, e terá cada vez mais autonomia para resolver problemas e pensar matematicamente”, observa Cristiane. “Todo mundo é capaz de alcançar sua aprendizagem em matemática, mas depende da forma como oportunizamos o acesso a ela.”

 

Plano de trabalho

A implementação do Aula Digital 2023 envolverá 29 secretarias municipais de ensino e 10 diretorias regionais do estado. “Como o projeto atende mais de 75% dos municípios sergipanos, os calendários são atendidos de forma individual”, ressalta Renata Salomé, consultora de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, que apresentou um plano de trabalho durante o evento. Em linhas gerais, o projeto fornecerá:

  • ações de formação continuada de professores;
  • uma plataforma focada no ensino e aprendizagem da matemática, a ser usada em sala de aula;
  • a terceira edição do Amostre-se, um encontro de boas práticas, que terá foco no ensino de matemática;
  • e a segunda edição do Concurso Cultural Hora da Ação, que premiará as escolas que mais usarem os recursos educacionais digitais disponibilizados pelo projeto.

O evento também contou com o reconhecimento das escolas premiadas no Concurso Cultural Hora da Ação 2022, que faz parte da iniciativa. São elas:  C.E. Pedro Diniz Gonçalves, Areia Branca), E.M. Dernival Joaquim dos Santos (Feira Nova), E.M. Coronel Sabino Ribeiro (Maruim) e E.E. Padre Leon Gregorio (Nossa Senhora da Glória).

Autoridades presentes

A pactuação da nova fase do Aula Digital, com o foco em matemática, contou com a presença do vice-governador de Sergipe e Secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral. “Este projeto está sintonizado com os dias atuais”, opinou. “As aulas e plataformas digitais têm uma importante missão na construção da sociedade. E ampliar a base das ciências matemáticas será essencial para desenvolver o raciocínio lógico e preparar nossos jovens e a sociedade como um todo.”

O vice-governador afirmou que o Aula Digital terá o apoio total dos órgãos da esfera governamental. “Estamos atentos a este instrumento moderno e eficaz, que já capacitou um número significativo de professores no estado e já chegou a 40 mil estudantes sergipanos.”

O diretor do Departamento de Educação (DED), Genaldo Freitas Lima, relatou a sua experiência ao visitar uma escola em que o Aula Digital está sendo implementado. “Fiquei maravilhado com a desenvoltura e a empolgação dos estudantes diante do projeto, que tem nos ajudado a promover inclusão digital orientada de maneira responsável, de forma coletiva e democrática.”

“Sou suspeito para falar do Aula Digital”, iniciou Rogenildo Andrade Barros, secretário de Educação de Siriri, município situado a 50 km da capital. “O projeto trouxe algo inimaginável para a escola pequena da zona rural: a inserção da tecnologia em sala de aula, não apenas por meio de equipamentos, mas também pelas capacitações”, relembra.

Segundo o Ideb, Siriri foi a segunda cidade sergipana que mais evoluiu, de 2017 até hoje, nos índices relativos ao ensino fundamental. “Certamente os avanços que a educação de Sergipe experimentou tem muita contribuição do Aula Digital”, determina o secretário.

 

Impacto do Aula Digital

Para além das autoridades presentes, o evento contou com a participação intensa de diferentes atores da educação sergipana, como gestores, técnicos, pontos focais e, claro, professores. Reunimos a seguir alguns depoimentos desses atores sobre a implementação do Aula Digital em Sergipe:

Kelly Valença, diretora do Ensino Fundamental da Seduc-SE 

O projeto Aula Digital trouxe inovação não apenas em relação ao uso de tecnologia, mas também para a formação continuada do professor e no apoio direto em sala de aula. Hoje para nós é um dia marcante, porque além de tudo que o projeto trouxe para nós no decorrer desses anos, temos agora o trabalho com matemática, que sempre foi uma área de conhecimento desafiadora para a aprendizagem. 

A plataforma é de usufruto do estudante e do professor, que tem a autonomia de construir a sua trilha pedagógica e o que vai desenvolver em sua sala. É uma parceria que respeita a autonomia e a pluralidade da escola pública e, acima de tudo, enaltece o nordestino, o sergipano, o estudante da nossa terra.

Elaine Menezes, gestora escolar de Siriri-SE

A iniciativa acrescentou muito na vida dos nossos estudantes e professores, e através dela nós conseguimos desenvolver ainda mais o aprendizado e as habilidades dos estudantes, fazendo com que eles queiram estar e passar mais tempo na escola. Agora, o Aula Digital vai nos ajudar a trabalhar melhor a matemática dentro da escola e fazer com que os estudantes se desenvolvam nessa disciplina com mais facilidade.

Thais Vieira, ponto focal do Aula Digital em São Cristóvão-SE, chefe de divisão e coordenadora na secretaria municipal de educação

O Aula Digital só enriquece a construção do conhecimento de nossos estudantes, agregando a tecnologia com o que se têm de ensino para ser feito. A partir do momento que se envolve a tecnologia, que é agradável e atrativa para os estudantes, você consegue trazer eles para o aprendizado, facilita e dinamiza o desenvolvimento do seu trabalho. Além disso, o projeto não entrega somente recursos digitais, mas também atenção aos municípios e às secretarias, com formação para professores, diretores, coordenadores e técnicos de secretaria de educação. Isso facilita o trabalho de todos os lados, é muito importante e significativo para o nosso município. 

Agora, a expectativa é enorme porque a matemática é fundamental para o desenvolvimento de todo o processo de letramento digital, e ao lado da língua portuguesa e matemática é o principal componente de avaliações externas.

Ana Cristina dos Santos, coordenadora pedagógica em Areia Branca-SE

O projeto é riquíssimo e veio com várias inovações, as quais contribuíram demais para a educação areia branquense. As escolas, os gestores, todo o corpo docente e discente amam trabalhar com esse projeto, que já trouxe bastante resultados. A equipe é muito competente e dá todo o apoio e suporte que a educação de Areia Branca precisa para avançar e inovar.

Aula Digital e Matemática: nova fase do projeto é pactuada com a comunidade educacional em Sergipe
Aula Digital e Matemática: nova fase do projeto é pactuada com a comunidade educacional em Sergipe