Recomendações para Formação Docente em Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica

Notícias

14.05.2024
Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça experiências internacionais na avaliação de competências digitais de estudantes

No terceiro encontro da série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes”, convidados compartilharam detalhes sobre os métodos avaliativos utilizados no Chile, Uruguai e França

Imagem ilustra a matéria sobre as Experiências internacionais na avaliação de competências digitais

Como diferentes países estão implementando modelos de avaliação de competências digitais de estudantes e quais são as inspirações que podem surgir para o Brasil a partir dessas experiências? Essa foi a temática que guiou o terceiro encontro da série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes”, promovida pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Cetic.br e o Registro BR.

O webinário aconteceu no dia 7 de maio e está disponível para ser assistido na íntegra no canal do YouTube da Fundação Telefônica Vivo. Durante a conversa, foram apresentadas três experiências de avaliação de competências digitais utilizadas internacionalmente: o International Computer and Information Literacy Study (ICILS), a Matriz de Habilidades em Tecnologia da Informação e Comunicação para Aprendizagem (HTPA) e a plataforma on-line para desenvolvimento e certificação de habilidades digitais, conhecida como PIX.

A abertura do webinário foi realizada pela chefe de educação do BID, Mercedes Mateo Diaz, e a mediação ficou ao encargo de João Paulo Cossi, especialista em gestão da educação pública, também do BID.

“No Brasil, as discussões sobre os métodos avaliativos para o desenvolvimento das competências digitais ainda não amadureceram. No entanto, uma forma muito boa de aprofundar esse debate é entender o que outros países estão fazendo nesse sentido”, destacou Cossi.

 

Experiências em foco: Chile, Uruguai e França

Para apresentar os detalhes de uso e implementação do ICILS no Uruguai, o webinário contou com a participação de dois sociólogos do Centro de Inovação Educativa com Tecnologias Digitais do Estado Uruguaio (CEIBAL): o pesquisador Santiago Paolillo e a coordenadora Valentina Cancela, ambos do departamento de pesquisa, avaliação e monitoramento.

Além do Uruguai, o Chile também utiliza o método ICILS, depois de uma experiência com o HTPA. As diferenças entre esses dois modelos e os desafios de avaliar as competências de estudantes chilenos foram apresentados por Carolina Leyton, chefe da divisão de estudo da Agência de Qualidade da Educação do Chile.

Já para falar sobre a experiência da França com o PIX, a convidada foi Lucia Dellagnelo, que integrou o time de especialistas internacionais do GEM Report 2023 da Unesco e atualmente é consultora de educação e conselheira da Fundação Telefônica Vivo. Apesar de ser brasileira, Lucia tem muito conhecimento sobre como diferentes regiões do mundo relacionam a experiência educacional às tecnologias.

“São pouquíssimos os países que conseguiram atingir níveis avançados de competências digitais só levando em consideração o fator escola. É o caso de Singapura, Estônia e Irlanda. Mas o que encontramos por aí, mesmo em países desenvolvidos, é uma grande diversidade nos níveis de apropriação tecnológica de estudantes”, disse a especialista. “É por isso que eu resisto à ideia de nativo digital. Não é porque o jovem nasceu com a tecnologia que sabe usá-la com responsabilidade”, complementa.

 

Destaques do webinário Experiências internacionais na avaliação de competências digitais

No infográfico abaixo, você encontra o detalhamento de como funciona cada um dos métodos avaliativos adotados pelos países que participaram do webinário, além dos destaques dos principais pontos trazidos durante a conversa. Confira:

Participe da série de webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes

A série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes” está sendo promovida para engajar os principais atores na promoção da cultura digital na educação pública, explorando diferentes abordagens e avaliações para as competências digitais dos estudantes.

Confira o próximo tema:

● Seminário: Pensando um modelo de avaliação de competências digitais de estudantes para o Brasil.

Os webinários são transmitidos pelo canal da Fundação no YouTube. Clique aqui para acompanhar todas as informações sobre a série!


Outras Notícias

Polos tecnológicos crescem e impulsionam demanda por formação técnica no Brasil

20/05/2026

Polos tecnológicos crescem e impulsionam demanda por formação técnica no Brasil

País já conta com 113 ecossistemas de inovação que conectam universidades e empresas em todas as regiões, gerando faturamento de R$ 15 bilhões e milhares de empregos

Novo PNE coloca matemática e educação digital entre prioridades nacionais

13/05/2026

Novo PNE coloca matemática e educação digital entre prioridades nacionais

Plano Nacional de Educação 2026-2036 busca garantir que 100% dos alunos aprendam matemática até o 2º ano, e traz metas inéditas de letramento digital nas escolas públicas

Dia Nacional da Matemática: como o uso qualificado da tecnologia fortalece o ensino da disciplina

06/05/2026

Dia Nacional da Matemática: como o uso qualificado da tecnologia fortalece o ensino da disciplina

Plataforma digital do programa Matemática ProFuturo apoia educadores de redes públicas a acompanhar a aprendizagem e engajar estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Dia Internacional da Educação: Conheça 10 recursos gratuitos para apoiar a implementação da BNCC Computação nas escolas públicas

28/04/2026

Dia Internacional da Educação: Conheça 10 recursos gratuitos para apoiar a implementação da BNCC Computação nas escolas públicas

Saiba como a nova diretriz obrigatória transforma o ensino brasileiro e conheça um ecossistema de apoio a gestores e professores, com foco em educação digital

Dia das Meninas nas TICs: A tecnologia também é delas

22/04/2026

Dia das Meninas nas TICs: A tecnologia também é delas

Estudantes e profissionais relatam como a escola e a mentoria ajudam a enfrentar vieses de gênero, fortalecer a confiança e ampliar a presença feminina na tecnologia

Tecnologias assistivas na educação: o que gestores e professores precisam saber

14/04/2026

Tecnologias assistivas na educação: o que gestores e professores precisam saber

Confira 10 ferramentas gratuitas e acessíveis que podem transformar a rotina escolar de milhões de estudantes com deficiência matriculados na rede pública