Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

No segundo encontro da série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes”, especialistas falaram sobre a importância e o desenvolvimento de competências digitais e também sobre a BNCC Computação

#competênciasdigitais#Educação

Imagem mostra uma educadora e uma estudante em sala de aula, utilizando computador, ambas são negras. A professora está mostrando algo para a aluna na tela do computador

Em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das crianças e dos jovens, a importância de desenvolver competências digitais tem se tornado fundamental, principalmente na educação pública. No Brasil, já temos normativas que preveem estas competências que devem ser desenvolvidas pelos estudantes durante a educação básica, como na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no seu Complemento sobre Computação.

Sendo assim, estes foram os temas que nortearam as discussões do segundo encontro da série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes”, promovido pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Cetic.br e o NIC.br.

No webinário, realizado em 26 de março, especialistas debateram sobre o desenvolvimento de competências digitais, como as que estão na BNCC, trouxeram números que evidenciaram as diferenças nos níveis de desenvolvimento de competências digitais em alguns países e abordaram os impactos dessas competências no desenvolvimento individual, na educação e na economia global.

Destaques do 2º webinário da série

A abertura do webinário “Quais competências digitais desenvolver e por que é indispensável avaliá-las?” foi feita por Graziella Castelo, coordenadora da área de métodos qualitativos e estudos setoriais no Cetic.br/Nic.br.

“Hoje, algumas perguntas vão nortear nossa conversa que traz as competências digitais para o centro: qual o conceito e por que elas são importantes? Como elas se relacionam com o mundo cada vez mais digital? O que dizem estudos recentes sobre os níveis de competências digitais na América latina e no Brasil?”, pontuou Graziela.

O encontro conduzido por Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação no Cetic.br/Nic.br, contou com os seguintes especialistas convidados: Ivan Siqueira, relator do parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a BNCC Computação e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); José Armando Valente, doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e livre docente pela UNICAMP, onde também é pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED); e Roseli de Deus Lopes, pesquisadora de tecnologias aplicadas à educação e professora associada da Universidade de São Paulo (USP).

No infográfico abaixo, você confere os principais pontos levantados pelos especialistas ao longo do debate.

Para assistir na íntegra ao webinário “Quais competências digitais desenvolver e por que é indispensável avaliá-las?”, clique aqui.

Por que criar métodos avaliativos para o desenvolvimento de competências digitais dos estudantes?

O professor e pesquisador José Armando Valente considera que um grande avanço da BNCC é destacar a importância de integrar o uso de tecnologias de maneira abrangente em todas as disciplinas, e não apenas na disciplina específica de informática. “É por meio de projetos e com metodologias ativas que a gente vai conseguir auxiliar os estudantes a desenvolverem gradativamente as competências digitais”, enfatizou.

Segundo a professora Roseli Lopes, a avaliação assume uma importância significativa, pois é por meio dela que são identificadas áreas passíveis de melhoria. Portanto, dispor de ferramentas que permitam compreender o panorama educacional e garantir equidade nos sistemas de ensino é essencial. “Se existe uma escola que precisa de investimentos maiores, é preciso perceber esse déficit. Então a gente precisa ter acesso a ferramentas para diagnosticar o que está acontecendo neste momento para poder planejar o futuro e poder agir no presente”, afirma.

O professor Ivan Siqueira complementa dizendo que a avaliação não pode ser algo à parte, sobretudo em relação à política pública. “Sem avaliação a gente não pode falar propriamente em política pública. Se não tem avaliação não podemos dizer o que tem eficácia, o que tem eficiência, que o recurso foi bem gasto, que tem uma direcionalidade ou que você pode corrigir o rumo”, finaliza o professor.

Quais competências digitais desenvolver e por que é indispensável avaliá-las?
Quais competências digitais desenvolver e por que é indispensável avaliá-las?