Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

As competências digitais são consideradas fundamentais para que estudantes se tornem mais autônomos e críticos e professores possam aprimorar e inovar suas práticas pedagógicas. Saiba mais!

#Educação#Educadores

Imagem mostra uma sala de aula. Em primeiro plano,uma estudante negra está usando um notebook e uma professora negra está a auxiliando. Ao fundo, podemos ver outros estudantes sentados em suas mesas

Competências digitais são as habilidades e os conhecimentos necessários para o uso efetivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto pessoal, profissional e educacional. Elas envolvem a capacidade de acessar, analisar, avaliar, criar e compartilhar informações de forma crítica e ética, utilizando as ferramentas digitais disponíveis.

Nos últimos anos, as TICs vêm moldando de maneira significativa a forma como as pessoas interagem com o mundo digital. Na educação, essas transformações têm se manifestado de diversas maneiras, todas convergindo para a necessidade imediata de desenvolvimento de novas competências digitais. De acordo com Débora Garofalo, professora de Tecnologias e especialista e consultora em Educação, as tecnologias têm potencial de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, proporcionar acesso a diversas informações, recursos educacionais e oportunidades de interação e colaboração.

“No entanto, para aproveitar ao máximo essas possibilidades, é necessário que educadores e estudantes desenvolvam competências digitais”, afirma.

O desenvolvimento de competências digitais não se limita apenas ao aprimoramento do ambiente de aprendizagem. Sobretudo, ele tem um papel essencial na capacitação dos indivíduos para enfrentar os desafios da atualidade. Afinal, tão importante quanto saber usar computadores e softwares é compreender profundamente o funcionamento das tecnologias.

Nesse sentido, Débora destaca que as competências digitais permitem que estudantes se tornem mais autônomos e críticos em relação às informações que encontram na internet. Bem como os capacitam a utilizar as ferramentas digitais de maneira eficiente para realizar pesquisas, criar projetos, colaborar com colegas e comunicar ideias de maneira clara e eficaz.

“Do mesmo modo, elas são importantes para preparar estudantes para o mercado de trabalho, que cada vez mais exige habilidades relacionadas ao uso das TICs. E são fundamentais para que eles se tornem cidadãos digitais responsáveis e participativos, capazes de utilizar as tecnologias de forma criativa e ética”, pontua.

Desenvolvimento de competências digitais para educadores 

De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), a Análise de dados, a Mentalidade orientada a dados e o Pensamento computacional são as três novas competências digitais que professores devem desenvolver para construir cenários de ensino e aprendizagem que se adaptem a diferentes demandas educacionais.

No entanto, para que professores desenvolvam suas competências digitais é preciso que os docentes invistam em formação continuada. Não apenas por meio de cursos presenciais ou on-line, como também explorando diversas ferramentas digitais disponíveis. Além disso, podem participar de redes de aprendizagem para colaborar com seus colegas.

“Sem dúvida, professores precisam receber formação adequada sobre as tecnologias como objeto de conhecimento e ferramentas digitais de aprendizagem. Bem como sobre as melhores práticas de integração dessas tecnologias no ensino, com intencionalidade pedagógica”, explica Débora Garofalo.

A especialista também destaca a importância de os docentes aprenderem com os estudantes que, muitas vezes, possuem habilidades digitais avançadas.

“Integrar o aprendizado de maneira estratégica no processo educacional envolve planejar e implementar atividades e recursos digitais de forma intencional, alinhados aos objetivos de aprendizagem e dos conteúdos curriculares”, explica. “Dessa maneira, professores podem aproveitar ao máximo as tecnologias digitais para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos, promover a participação ativa e prepará-los para o mundo digital”, acrescenta.

O que são competências digitais e como podem ser aplicadas no processo de ensino e aprendizagem?
O que são competências digitais e como podem ser aplicadas no processo de ensino e aprendizagem?