Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

No primeiro debate da série Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes, especialistas deram início à construção de conhecimento para a avaliação dessas competências

A imagem mostra uma estudante adolescente negra sentada em frente ao computador. Ela tem os cabelos compridos e castanhos e veste blusa branca de alcinha. Ao seu lado, em pé, está um professor também negro que aponta para a tela. Ele veste camiseta preta. Ao fundo é possível ver parte do braço de outro estudante, também sentado ao computador.

É comum chamar os jovens que já nasceram cercados por dispositivos tecnológicos de nativos digitais. Mas será que eles têm as competências necessárias para uso responsável da tecnologia? Essa foi a questão que norteou o primeiro webinário da série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes”, realizado no dia 27 de fevereiro pela Fundação Telefônica Vivo com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Cetic.br e do NIC.br.

A diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Lia Glaz, abriu o encontro destacando que o desenvolvimento de competências digitais em estudantes é uma tarefa urgente e indispensável no contexto da educação pública. Dessa forma, fomentar discussões sobre a importância e os caminhos para esta avaliação é igualmente importante. “Como a gente consegue mensurar o quanto os nossos estudantes estão avançando na direção dessas competências e habilidades que são tão necessárias num ambiente cada vez mais digital?”, questiona, Lia.

Destaques do 1º webinário da série

O 1º encontro “Nativos digitais e as competências para o uso responsável da tecnologia” foi articulado por Lucia Dellagnelo, mestre e doutora em educação pela Universidade de Harvard, atualmente consultora e também conselheira da Fundação Telefônica Vivo. Os demais especialistas convidados para o aprofundamento do tema foram Rodrigo Nejm, doutor em Psicologia e consultor de educação digital no Instituto Alana, Luisa Adib, mestre em Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora da Pesquisa TIC Online, e Aline Mara Fernandes, gerente nacional do PISA/INEP.

No infográfico abaixo, confira os principais pontos levantados pelos especialistas ao longo do debate.

Para assistir ao webinário Nativos digitais e as competências para o uso responsável da tecnologia na íntegra e conhecer a programação completa da série de debates, clique aqui.

Acompanhe a série Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes

A série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes” foi criada com o objetivo de mobilizar atores estratégicos no fortalecimento da cultura digital na educação pública, por meio da reflexão sobre abordagens avaliativas para competências digitais.

Os temas dos próximos webinários serão:

2º Webinário: Quais competências digitais desenvolver e por que é indispensável avaliá-las?

3º Webinário: Experiências internacionais na avaliação de competências digitais de estudantes

4º Webinário: Pensando um modelo de avaliação de competências digitais de estudantes para o Brasil

Transmissão no canal do Youtube da Fundação. Não perca!

Nativos digitais e o uso responsável da tecnologia
Nativos digitais e o uso responsável da tecnologia