Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O novo espaço é totalmente dedicado à tecnologia, inovação e arte. Além de oferecer cursos gratuitos e disponibilizar um coworking, ainda permite acesso remoto ao acervo da biblioteca digital

Jovens do ABC Paulista têm agora um novo espaço totalmente dedicado à tecnologia, inovação e arte. É a Fábrica de Cultura 4.0, que começou a funcionar no fim de setembro em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

As Fábricas de Cultura são espaços desenvolvidos pelo governo do Estado de São Paulo dedicados à promoção cultural e com acesso gratuito. Com programação diversificada, oferecem cursos, formações, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. A unidade de São Bernardo é a 12ª Fábrica de Cultura no Estado, a segunda fora da capital e a primeira a adotar o programa 4.0, com enfoque em tecnologia e inovação para capacitar jovens de 15 a 24 anos.

O conceito 4.0 também se aplica à arquitetura desta Fábrica de Cultura, que foi pensada para impulsionar a convergência digital e a economia criativa. O térreo abriga: recepção; praça digital; bibliotech; espaços maker e de robótica; display vertical; pátio cultural; palco móvel e a fachada tela. O mezanino terá o espaço games e programação, e o coworking. No primeiro pavimento está o foyer galeria; auditório; camarins e espaços para artes.

No começo de outubro foram oferecidas 640 vagas distribuídas em mais de 30 cursos como Construindo e Programando DronesDesenvolvimento e Design de Games; Cultura Maker; Iniciação à Robótica 4.0Programação de Games e Apps, entre outros. Também são oferecidas modalidades voltadas às artes, como Teatro, Balé, Dança Contemporânea, Street Dance, Violino e Viola, Violão, Violoncelo, Circo Solo e Malabares.

Além dos cursos, o espaço conta ainda com um coworking e com a primeira Bibliotech do programa, uma biblioteca digital com um acervo de mais de 20 mil títulos e com 10 tablets para leitura no local e logins para acesso remoto. A Bibliotech também mantém um acervo físico com títulos voltados às tecnologias, inovação, empreendedorismo e literatura.

A expectativa é que até o fim do ano que vem a Fábrica de Cultura 4.0 esteja totalmente operante, com 308 cursos e 4.185 vagas. Segundo o governo estadual, a Fábrica 4.0 segue o conceito de um novo espaço para um novo tempo. Conceito este que será adotado em todas as unidades futuras e nas que já existem.

 

Quer saber o que vem por aí na Fábrica 4.0?

Quem tiver interesse pode conferir mais detalhes sobre as atividades pelo canal TV Fábricas de Cultura. Muitos cursos estão ocorrendo por meio de videoaulas disponibilizadas no canal e podem ser acompanhados de forma totalmente gratuita.

Confira:

Fábrica de Cultura 4.0 de São Bernardo fica na Av. Armando Ítalo Setti, 80, próximo do Paço Municipal, em São Bernardo do Campo.

As informações sobre matrículas você encontra aqui em inscricao.catavento.sbc.softwaregeo.com.br

COM BIBLIOTECA DIGITAL, FÁBRICA DE CULTURA 4.0 OFERECE CURSOS DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)
COM BIBLIOTECA DIGITAL, FÁBRICA DE CULTURA 4.0 OFERECE CURSOS DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)