O curta-metragem Salada Mista foi selecionado para ser exibido na mostra competitiva do Festival Iguacine de Nova Iguaçu (RJ). Saiba mais!

O curta-metragem Salada Mista nasceu na Oficina Itinerante do Cine Tela Brasil
O curta-metragem Salada Mista, da Oficina Itinerante do Cine Tela Brasil realizada em São Bernardo do Campo (SP), no ano passado, foi selecionado para ser exibido na mostra competitiva do Festival Iguacine de Nova Iguaçu (RJ). Trata-se de um documentário de 9,5 min, dirigido pelo jovem Thiago Ribeiro, de 25 anos, que conta a história de um homem que, ainda na infância, descobre que é adotado e vai atrás da sua família biológica.

As Oficinas Itinerantes envolvem jovens das comunidades por onde o Cine Tela Brasil faz exibição de filmes nacionais. Um dos projetos de maior sucesso no cinema nacional, o Cine Tela Brasil contabiliza desde 2004 números grandiosos. Foram percorridas 225 cidades e realizadas 2672 sessões. A taxa de ocupação da sala é a maior do Brasil, com 88% de público em cada sessão, totalizando 525.544 espectadores. Sessenta e oito filmes nacionais foram exibidos gratuitamente.

O projeto tem parceria da Fundação Telefônica e permite a adolescentes um aprendizado sobre a produção de vídeos. São 68 horas de aulas práticas. Os alunos aprendem enquanto produzem os curtas-metragens e descobrem o audiovisual como uma ferramenta de auto-expressão. Uma ajuda de custo para transporte e pesquisa no valor de R$ 80,00 é dada a cada aluno.

Além disso, as oficinas de vídeo contam com um espaço interativo no portal EducaRede (www.educarede.org.br), da Fundação Telefônica. Na comunidade virtual chamada Coletivo Tela Brasil: Para quem faz ou quer fazer cinema!, criada no portal, os jovens podem trocar experiências com os participantes das oficinas de outros municípios. Além disso, a comunidade dissemina na internet os conteúdos e debates realizados nas oficinas. Neste espaço virtual, ainda, alunos e professores da rede pública têm acesso a materiais e orientações sobre como usar o cinema em sala de aula.

O Salada Mista será exibido no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu, no domingo, dia 30 de agosto, a partir das 17h.

Curta-metragem de São Bernardo é selecionado por festival carioca