Práticas Inovadoras

Imagem mostra uma educadora orientando dois jovens em uma sala de estudos. Ao fundo, é possível ver duas pessoas conversando.

A Fundação Telefônica Vivo acredita que práticas inovadoras na educação são aquelas que colocam os estudantes como protagonistas do próprio aprendizado

Atividades pedagógicas inovadoras podem ser realizadas com poucos recursos digitais ou mesmo sem eles. Afinal, é possível colocar em prática com os estudantes propostas como a da aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida. Práticas como essas abrem espaço também para trabalhar a tecnologia de forma transversal no currículo escolar.

Isso significa não apenas diversificar os cenários de aprendizagem a partir dela, mas também propor debates e reflexões sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais dos avanços tecnológicos em nossa sociedade.

Para a Fundação Telefônica Vivo, práticas inovadoras na educação são aquelas que colocam os estudantes como protagonistas do próprio aprendizado, por meio de atividades experimentais que desenvolvam competências como pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas.

Conheça os projetos que estimulam a criatividade e a adoção de competências digitais para tornar a aprendizagem mais atrativa e orientada.

Aula Digital

Com o objetivo de criar melhores oportunidades para crianças em todo o mundo, o ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica e da Fundação “la Caixa”, conta com o projeto Aula Digital, que incorpora a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem, pautado nas cinco frentes de atuação do programa. No Brasil, a iniciativa está presente em cinco municípios.

Clique aqui  e saiba mais.

42 São Paulo

Em julho de 2019, a 42 São Paulo foi inaugurada no Brasil em uma parceria entre o Instituto 42 e a Fundação Telefônica Vivo — pioneira no investimento dessa experiência internacional no país. A 42 São Paulo é uma das maiores escolas de engenharia de software do mundo. Nessa metodologia de ensino, os estudantes têm grande autonomia no processo de aprendizagem, estimulando habilidades socioemocionais que são diferenciais no mercado de tecnologia.

Saiba mais sobre a 42 São Paulo.