Aula Digital

Com o objetivo de criar melhores oportunidades para crianças em todo o mundo, o ProFuturo conta com o projeto Aula Digital, que incorpora a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem.

Saiba mais

As ações do Aula Digital envolvem a formação e o apoio contínuo a professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das secretarias, o acesso a conteúdos pedagógicos digitais.

O ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica e da Fundação “la Caixa”, tem como marca registrada combinar a formação técnico-pedagógica de educadores e gestores com conteúdos e recursos tecnológicos que permitem a personalização da aprendizagem em sala de aula.

Com o objetivo de criar melhores oportunidades para crianças em todo o mundo, o ProFuturo conta com o projeto Aula Digital, que incorpora a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem, pautado nas cinco frentes de atuação do programa.

As ações do Aula Digital envolvem a formação e o apoio contínuo a professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das secretarias. Além da distribuição dos kits tecnológicos, que contemplam dispositivos como notebooks, tablets, telas de projeção e o acesso a conteúdo pedagógicos digitais para as escolas atendidas.

Após a chegada dos kits tecnológicos, as escolas recebem as visitas dos formadores com o objetivo de apoiar os educadores no domínio técnico dos equipamentos e no apoio pedagógico para o uso da plataforma em todas as suas potencialidades – criação de aulas, distribuição de atividades por turma, testes, entre outras atividades.

Esse acompanhamento é o grande diferencial do projeto,  já que as visitas periódicas são direcionadas para apoiar no desenvolvimento dos planos de ação ligados às temáticas que foram estudados formação presencial.

No Brasil, o Aula Digital teve início em 2017, em Manaus (AM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Posteriormente, foi expandido para 29 cidades do Estado de Sergipe, em colaboração com as secretarias de educação municipais e estadual, atuando ao todo em 47 municípios da região.

Em 2018, englobou 100% da rede municipal de Ensino Fundamental de Viamão (RS). Já em 2019, passou a atender escolas municipais de Goiânia (GO) e de Vitória de Santo Antão (PE). Em 2019, foram mais de 200 mil estudantes brasileiros beneficiados e mais de 7300 educadores formados por meio do projeto.

 

Logo do Profuturo traz a palavra Profuturo sublinhada em vermelhoLogo da Fundação Telefônica Vivo em azul e púrpuraLogo da Fundação La Caixa traz uma estrela em azul e vermelho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais sobre o projeto Aula Digital

Experiência em Sergipe

Do clima semiárido ao tropical atlântico, o Estado de Sergipe é o menor em extensão territorial do Brasil, com 21 mil quilômetros quadrados, mas quer expandir suas fronteiras na questão […]

Saiba mais

Experiência em Viamão

Viamão, município localizado na região metropolitana de Porto Alegre, é o terceiro território de atuação do Aula Digital, iniciativa que engloba as a estratégia integral do ProFuturo, programa de educação […]

Saiba mais

Experiência em Goiânia

Em 2019, o município de Goiânia passou a fazer parte do Aula Digital, iniciativa que engloba as a estratégia integral do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo com a Fundação “la […]

Saiba mais