Notícias

31.01.2017
Tempo de leitura: 2 minutos

Como uma diretora de escola inspira outros professores a inovarem em sala de aula

Desde 2013, Marcela Schons acompanha os cursos da Plataforma Escolas Conectadas e repassa conteúdo a educadores de escola no interior do Rio Grande do Sul

Imagem mostra equipe de professores reunida

Desde 2013, Marcela Schons acompanha os cursos da Plataforma Escolas Conectadas e repassa conteúdo a educadores de escola no interior do Rio Grande do Sul

Incentivar os alunos no processo de aprendizagem é uma das missões dos professores, tanto nas disciplinas quanto nos ensinamentos  para a vida. Mas além de animar os estudantes, o professor pode também inspirar outros educadores. Foi isso o que aconteceu com Marcela Schons, 31 anos. Ela é diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré, localizada em Passo Raso, distrito da cidade gaúcha de Palmeira das Missões, a 368 quilômetros de Porto Alegre.

Imagem mostra a professora Marcela

Na intenção de incentivar a formação continuada dos professores, Marcela investe em sua própria formação, cursando pós-graduação em Psicopedagogia e acompanhando, desde 2013, os cursos da Plataforma Escolas Conectadas, da Fundação Telefônica Vivo.
Há nove anos trabalhando na mesma escola, a diretora organiza dez formações de professores por ano. Em algumas delas, utiliza o material dos cursos realizados na plataforma. “O impacto é interessante, pois muitos educadores acabam refletindo e melhorando sua prática.”
Com 14 professores e 80 alunos, a escola municipal está localizada no campo, conta com classes multisseriadas e quase nenhuma estrutura tecnológica. “Nosso grande sonho é construir uma sala de informática com acesso à internet. Enquanto isso, os professores levam os próprios computadores às salas de aula para pesquisarem com os alunos. Se os tempos mudaram, o professor tem que mudar também. A tecnologia chegou e não podemos resistir a isso”, diz Marcela.
É também por meio da tecnologia, por um aplicativo de comunicação instantânea no celular, que Marcela divulga as formações com professores da rede pública da cidade. “Sempre compartilho as informações no grupo que temos da Secretaria de Educação do Município”, conta a diretora. “Espero inspirar outras pessoas.”

Na Plataforma Escolas Conectadas são oferecidos cursos gratuitos com conteúdos e metodologias inovadoras, além de cultura digital, práticas pedagógicas diferenciadas e auxílio da tecnologia nas atividades em sala de aula. As inscrições dos cursos são abertas a qualquer educador, independentemente da disciplina ou nível de experiência. É preciso apenas ter acesso a computador e à internet. Nossa formação online apoia a preparação dos professores nas demandas e desafios contemporâneos. Para conhecer as opções de cursos, entre no site escolasconectadas.org.br e escolha o melhor acesso.

Outras Notícias

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais