Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Conscientização sobre o trabalho infantil: O trabalho foi realizado na escola Municipal Professora Maria Timira dos Santos Borba sob a direção da SRª Cizete Aparecida de Oliveira no bairro Pedra Bonita na cidade de Itaporã-MS com alunos do 4º e 5º ano pertencente a faixa etária entre 10 a 12 anos,em parceria com a professora regente Cristiane T. da Silva. A economia principal da cidade é agro-pecuária. Neste bairro segundo levantamento do questionário feito, percebeu-se que os pais e responsáveis são conscientes sobre a exploração do trabalho infantil, pois muitos relataram suas experiências quando crianças embora haja crianças e adolescentes trabalhando .

Com relação ao desenvolvimento do trabalho infantil, primeiramente, conversou informalmente com os alunos sobre o tema com intuito de fazer um levantamento prévio sobre o que eles sabiam a respeito. Em seguida, distribuiu-se o questionário sugerido pelo curso para que levassem para suas casas e juntos com os pais ou avós respondessem. Assistiu-se o filme “Você viu a Rosinha?” e depois discutiu-se sobre ele, ouvindo e incentivando-os a fazer comentários. Num outro momento os alunos em duplas na sala de aula escreveram seus textos a respeito do tema, em seguida foram a sala de tecnologia para redigirem seus textos no computador conforme anexo.

Constatou-se que os alunos são conscientes de seus direitos, embora haja alguns que já tiveram experiências em trabalharem, apesar de serem crianças. Percebeu-se que alguns trabalham para adquirem algo que seus pais não possam dá-los, como por exemplo, vídeo game, celular, computadores.

Enfim, ressalta-se que um dos desafios primordiais para a execução e bons resultados dos projetos são o envolvimento e responsabilidade dos parceiros envolvidos.

Abaixo algumas produções de texto dos alunos:

Escola Municipal Professora Maria Timira S. Borba

Itaporã- MS , 22 de novembro de 2012.

Professora: Cristiane Teresinha

Professora da S.T.E: Neuza Imai

Disciplina: Língua Portuguesa

Produção Interativa de Texto de Conscientização sobre o trabalho infantil

Aluno 1: KARLLA RYENNE. Ano 5 °

Aluno(2): FERNANDA. Ano:5°

 

 

TRABALHO INFANTIL OU EDUCAÇÃO?

 

Como é bom ser criança! A gente brinca, estuda , e convivemos com os amigos , praticamos esporte e muito mais.

O trabalho infantil é um Projeto do MPT para que as crianças não trabalhem.

Criança menores de dezessete anos não pode trabalhar porque é menor.

Criança não trabalha para que não tenha explorações como : agressores físicas, sexuais, humilhações, surras, queimaduras, cortes e pancadas, drogas, crimes e violência. Nunca!

A criança merece o carinho da família.

O lugar de criança é com a família e na escola!”

Criança tem que estudar para ter um futuro melhor para ter uma vida que outras crianças não tem mais merece!

O lugar de criança e na escola não no trabalho!

EU SOU CONTRA O TRABALHO INFANTIL.

 

Escola Municipal Professora Maria Timira S. Borba

Itaporã- MS , 22 de novembro de 2012.

Professora: Cristiane Teresinha

Professora da S.T.E: Neuza Imai

Disciplina: Língua Portuguesa

Produção Interativa de Texto

Aluno (1):Eduardo Ano:4º

Aluno(2): Matheus Ano: 4

O trabalho infantil

O trabalho infantil é proibido pela constituição. Mas o que e constituição? Constituição é a principal lei do nosso país então isto quer dizer que é proibido as crianças trabalhar. Para mim, isso é verdade, o trabalho da criança é estudar isso é o maior trabalho que pode ter.

Então por isso se esforce até você chega lá e também lá você vai ter um futuro brilhante. No estatuto da criança e do adolescente, ele diz que toda criança do nosso Brasil, tem um direito a um saudável desenvolvimento físico mental, moral,espiritual, então gente, o lugar da criança é na escola aonde aprende ser um homem de valor e de importância isso se tem estudando para ter, um futuro melhor.

 

 

Conscientização sobre o trabalho infantil
Conscientização sobre o trabalho infantil