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A plataforma Escolas Conectadas lança em parceria com Nova Escola duas formações focadas na recomposição de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Saiba mais sobre os cursos e inscreva-se!

#Cursos#Educadores#Escolasconectadas

Imagem mostra uma professora negra ensinando um aluno em sala de aula

De fato, a recomposição de aprendizagem é um tema que está em alta na educação. Especialmente após a retomada das aulas presenciais. Afinal, muitos estudantes tiveram seu desenvolvimento educacional prejudicado devido ao isolamento causado pela pandemia. Bem como à falta de estrutura para seguir com os estudos durante o Ensino Remoto.

Mas como saber se o aluno apresenta dificuldade no modo de aprender ou defasagem de aprendizagem? Quando essa questão se torna presente entre crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é possível que a trajetória dos alunos nos anos seguintes seja impactada.

Dessa maneira, os educadores desempenham um papel essencial para apoiar os estudantes na construção de conhecimentos. De tal forma que seja possível que eles desenvolvam habilidades alinhadas à etapa de ensino que estão cursando.

A fim de apoiar os educadores a lidarem com esse desafio, a Fundação Telefônica Vivo está lançando neste mês dois cursos sobre a temática da recuperação de aprendizagem.

Defasagem de aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental poderão ser cursados pelos educadores gratuitamente na plataforma Escolas Conectadas.

As novas formações estão sendo lançadas em parceria com Nova Escola, ProFuturo, Fundação Lemann e Instituto Credit Suisse. Ao passo que a Fundação Telefônica Vivo está completando o portfólio de cursos para apoiar os educadores no processo de recomposição de aprendizagem.

Ao se inscrever nesses cursos, você poderá começar a acompanhar as aulas imediatamente, sem a necessidade de esperar a formação das turmas. O prazo para a conclusão do curso é de 60 dias.

Recomposição de aprendizagem para progredir 

“Antes de tudo, trazemos propostas práticas para o desenvolvimento da recomposição das aprendizagens nas diferentes facetas com as quais os educadores se deparam no cotidiano escolar. Ou seja, desde avaliar com foco em efetivamente conhecer cada estudante, (re)planejar atendendo a cada perfil de turma, e por fim, desenvolver propostas didáticas que integrem a todos: tanto com foco em que o estudante se reconheça como sujeito ativo na instituição escolar quanto no avanço das aprendizagens”, explica a Profª Drª Heloisa Jordão. Ela é formadora de professores e coautora do curso Defasagem de aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O objetivo da formação é que o educador compreenda o conceito de defasagem de aprendizagem. Além disso, que saiba identificar aprendizagens essenciais e reafirmar a importância da avaliação diagnóstica. Assim sendo, no conteúdo são apresentadas as diferenças entre defasagem e aprendizagem, aprendizagens fundamentais, avaliação diagnóstica, os tempos e espaços de aprendizagem, dentre outros.

“Iniciamos o curso situando a proposta de recomposição, esclarecendo a diferença entre ela e diferentes iniciativas já implementadas no Brasil, muitas vezes sem sucesso. A partir disso, apresentamos bons exemplos desenvolvidos em países que já passaram por contextos de crise (nos quais os estudantes ficaram longos períodos sem aulas presenciais)”, detalha Heloisa.

Como resultado, ao fim da formação, espera-se que os cursistas sejam capazes de mapear as necessidades dos alunos e traçar estratégias pedagógicas através de um ensino personalizado.

Formação gratuita e on-line

Carga horária: 10h

Modalidade: autoformativo

Inscrições abertas! Garanta a sua vaga e inicie as aulas agora mesmo.

Novas perspectivas de métodos avaliativos 

Já o curso Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas aborda as diferentes ferramentas de avaliação de aprendizagem.

A formação, que será lançada no dia 26/09, tem como objetivo capacitar educadores para aplicar diferentes modalidades avaliativas, correspondentes com as habilidades priorizadas e alinhadas aos objetivos de experiências de aprendizagem. Ao mesmo tempo, busca apresentar novas perspectivas sobre o conceito de avaliação.

A professora e mestra Alessandra Novak, especialista em planejamento reverso e avaliação e coautora do curso, acredita que esse tema seja uma das maiores demandas para se aprofundar, discutir e ressignificar.

“Em resumo, durante muito tempo, a avaliação foi vista como fim de processo e etapa para gerar nota. Nesse sentido, o curso apresenta o tema sob outra perspectiva. Bem como permite a ressignificação e mudança de paradigma. Afinal, acreditamos que a avaliação precisa ser planejada e estar a serviço da aprendizagem. E não como fim de processo e segregadora”, afirma.

Nesse sentido, o curso da plataforma Escolas Conectadas também busca desenvolver planejamentos, estratégias, metodologias e ações propositivas que envolvam os alunos na construção de saberes.

“Os cursistas terão conceitos fundamentais em avaliação, as diferentes formas de se avaliar e inúmeras ideias e sugestões para que esta etapa se alinhe cada vez mais ao seu propósito: a aprendizagem dos estudantes”, complementa Alessandra.

Lançamento: 26/09 na plataforma Escolas Conectadas

Formação gratuita e on-line

Carga horária: 10h

Modalidade: autoformativo

Conheça os demais cursos gratuitos sobre recomposição de aprendizagem

Quer aprimorar os seus conhecimentos em recomposição de aprendizagem para ir além em suas práticas pedagógicas e apoiar os estudantes na construção de conhecimentos? Realize todas as formações sobre o tema, disponíveis gratuitamente na plataforma Escolas Conectadas.

Clique e inscreva-se!

Conheça os novos cursos gratuitos sobre recomposição de aprendizagem
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