O brasileiro é solidário por natureza. Para se ter uma ideia, o Brasil saiu da 54ª posição e subiu para a 18ª no ranking geral da World Giving Index 2022, pesquisa realizada pela organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), representada no país pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). O Brasil teve bons resultados em todas as categorias avaliadas pelo levantamento, mas o índice mais expressivo foi no tema “ajuda a um desconhecido”, em que saltou do 36º lugar para o 11º em um ano.
Quando o assunto é voluntariado na educação, o cenário também é positivo. Em uma pesquisa realizada pelo Itaú Social e o Instituto Unibanco em parceria com o Datafolha, com 1.871 entrevistados a partir dos 14 anos, 82% dos respondentes declararam que acham muito importante o voluntariado na educação. Entre os professores que participaram do levantamento, 77% acreditam que o envolvimento da comunidade pode melhorar a aprendizagem, socialização e futuro dos estudantes.
Nem sempre é fácil saber por onde começar a praticar o voluntariado. Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Voluntário, elaboramos este quiz para que você identifique uma modalidade de trabalho voluntário que mais se encaixa no seu perfil e nas suas atividades do dia a dia. Responda às perguntas e confira o resultado!
Resultado:
Você tirou: Voluntariado digital! O universo digital pode estimular a prática solidária e a participação cidadã, seja por meio da doação via plataformas, seja por jogos que estimulem a cidadania. É também um meio eficaz de engajar pessoas do seu círculo às causas em que você acredita, seja onde você estiver e mesmo que tenha pouco tempo!
É possível praticar o voluntariado digital e apoiar causas da educação. Um caminho é realizar tutoria on-line para estudantes em situação de vulnerabilidade social. Como voluntário, você pode se beneficiar ganhando experiência em ensino. Busque por organizações que já contam com o serviço voluntário de tutoria on-line e inscreva-se para se tornar um voluntário.
Compartilhe seus resultados:
Você tirou: Voluntariado em ambiente escolar! Educação de qualidade é uma das pautas prioritárias para 72% dos brasileiros, segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Trazer a comunidade para dentro do ambiente escolar é um dos ganhos do voluntariado em escolas, que fortalece vínculos entre o espaço e as pessoas, além de enriquecer experiências e expandir aprendizados e conhecimentos a todos os envolvidos!
O voluntariado é uma maneira de exercer a cidadania e reforçar valores como a empatia e a solidariedade. Cada vez mais, educadores têm incentivado seus estudantes a realizar ações que beneficiem outras pessoas, instituições e comunidades.
Compartilhe seus resultados:
Você tirou: Trabalho voluntário em família!! O conceito de família voluntária pode ser entendido como uma ação voluntária que une adultos e crianças e jovens, não importando a composição da família. Ações em escolas públicas, com jovens em situação de vulnerabilidade social ou mesmo mutirões de limpeza estão entre as possibilidades.
Para os jovens, o trabalho voluntário em família é uma chance de despertar atitudes positivas e desenvolver habilidades empáticas para construir desde cedo um senso de responsabilidade social. Quando realizada na escola, essa modalidade também é uma ótima oportunidade para unir estudantes e familiares com a comunidade escolar.
Compartilhe seus resultados:
Você tirou: Volunturismo! O turismo voluntário ou volunturismo é uma prática comum e envolve encontrar pessoas dispostas a conhecer um novo destino e dedicar parte do seu tempo livre a ajudar o próximo. Algumas empresas e organizações trabalham facilitando o elo entre interessados a se tornarem voluntários e instituições que precisam de apoio. Dentro do volunturismo é possível também realizar ações solidárias focadas em educação.